Cinco brincadeiras regionais que vão ampliar suas possibilidades
Selecionamos atividades divertidas típicas das cinco regiões brasileiras para você e sua turma curtirem a diversidade do país
Qual a brincadeira favorita das crianças do Centro-Oeste? Será que no Sul e no Norte eles conhecem os mesmos jogos que o pessoal do Sudeste e do Nordeste? A seguir, uma seleção de brincadeiras de todas as regiões para ajudar a despertar a curiosidade da sua turma e mostrar a elas toda a diversidade do país.
Nordeste – Sete pecados
Os alunos escolhem uma pessoa para iniciar. Ela fica no centro da roda, joga a bola para o alto e, ao mesmo tempo, fala o nome de um participante. Enquanto faz isso, os demais correm para o mais longe possível. A pessoa que teve o nome chamado pega a bola e grita “pare!” Todos precisam congelar onde estão. Ela, então, dá sete passos e tenta carimbar (acertar) quem estiver mais perto. Se a criança conseguir segurar a bola, aquela que tentou acertar ganha um pecado. Se ela for acertada, é ela quem ganha o pecado. Sai da brincadeira quem atingir sete pecados.
Norte – Curupira
Uma criança vendada fica no centro da roda. As demais perguntam: “O que você perdeu?” O Curupira deve fazer um pedido para as outras, como, por exemplo, “quero um sapato verde”. Se ninguém tiver o sapato pedido, o Curupira tira a venda e corre atrás dos colegas. Quem for pego, vira Curupira na próxima rodada.
Centro-oeste - Chocolate inglês
Em roda, todos de mãos dadas cantam: “Chocolate inglês, tá na boca do freguês. De primeira qualidade, conta 1, 2, 3”. As crianças cantam batendo na mão do colega ao lado. Quando a música termina, quem teve a mão tocada por último precisa pisar no pé do amigo ao lado. Se não conseguir, pisca para alguém da roda discretamente. Quem leva a pisada, sai da roda.
Sudeste – Amarelinha em caracol
No chão, desenhe a amarelinha em formato de caracol. A criança pula em um pé só. No centro do caracol, ela coloca os dois pés no chão e volta pulando.
Sul – Taco
Formam-se duas turmas, cada uma com um rebatedor e um arremessador. Quem arremessa tenta derrubar a garrafa que está na base do time adversário. Se conseguir derrubar, ganha um ponto. Se o rebatedor defender, quem jogou a bola deve correr para pegá-la e voltar à base do jogo.
Para saber mais
A série de vídeos Brincadeiras Regionais, produzida por NOVA ESCOLA em 2013, fez um passeio pelo Brasil em busca das atividades que animam a garotada em cada canto. Para assistir e conhecer muitas outras brincadeiras, é só clicar aqui.
Mais sobre esse tema