Para aprender sobre a prática

Como dinamizar o trabalho pedagógico em dupla

Conheça dicas para aproveitar a experiência da professora e o olhar atento da auxiliar no dia a dia com os pequenos

Compartilhar o planejamento é uma das boas ações do trabalho conjunto. Foto: Patricia Stavis / Nova Escola

Quem pensa junto pensa melhor. É com base nesta constatação que o trabalho da professora e da auxiliar flui e se frutifica quando ambas se unem em favor de um só objetivo: garantir o bom desenvolvimento pedagógico dos pequenos. Para a professora Giovanna Mendes Rosa, da Escola de Educação Infantil Carlos Magno, em Guarulhos (SP), a junção de dois olhares diferentes enriquece o trabalho. “A auxiliar costuma observar mais atentamente os cuidados, notar quais tarefas determinada criança desempenha melhor ou tem mais dificuldade, já a professora vê com os olhos da Pedagogia. Então, quando essas duas formas de ver se juntam, os avanços são maiores”, conta ela, que tambem já atuou como auxiliar.

Renata Zenaide, coordenadora de equipe da Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP), destaca algumas ações capazes de dinamizar o trabalho pedagógico em dupla. A primeira delas é compartilhar o planejamento e a organização da rotina com a auxiliar. A outra é, sempre que possível, consultar a auxiliar e pedir sugestões para a concretização de propostas (elas ficam, afinal, o tempo todo com os pequenos e conhecem cada detalhe da rotina deles). Por fim, combinar com a auxiliar qual será seu papel em cada proposta - é importante que fique bem claro quem faz o quê.

Esse alinhamento entre professora e auxiliar pode prescindir de reunião presencial. “É possível combinar as propostas remotamente, seja por conversas via WhatsApp, seja por e-mail. Como nem sempre o planejamento é capaz de antecipar tudo, o diálogo aberto permite correções de rota e a articulação de estratégias”, afirma Renata.

O registro das ações, geralmente aos cuidados do professor, também pode ser feito pela auxiliar. “Esse planejar e registrar conjuntamente ajuda no desdobramento das propostas, na continuidade dos projetos.” A intimidade da auxiliar com os pequenos é um trunfo no acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. “Ela cuida, conversa, observa e depois compartilha essas informações com os professores. É uma vivência muito rica.”