Para repensar a prática

Explore a abordagem investigativa no ensino de Ciências

Fazer experimentações facilita a compreensão do conteúdo e contribui para desenvolver competências gerais, como colaboração e empatia

Investigue, em casa, os estados físicos da água. Fotos: Rogério Pallatta/NOVA ESCOLA

Vários copinhos com água são colocados dentro do congelador pelos alunos do 4º ano do Fundamental I da Escola Camões-Pinochio, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. “O que vocês acham que vai acontecer?”

No dia seguinte, os estudantes vão ao congelador e observam o que ocorreu. “Por que será que ela endurece?” Inicia-se, assim, uma discussão sobre a transformação da água do estado líquido para o sólido. Alguns desses copinhos vão para o sol e a turma aguarda ansiosa por outra transformação. Observam o que ocorreu. Trocam ideias a respeito.

Essa é uma das aulas sobre as transformações da matéria, no caso da água, propostas pela educadora Fabiane de Sant’Ana Leite, pedagoga, com pós-graduação em Filosofia e Educação Moderna pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e autora de planos de aula de NOVA ESCOLA. Com 25 anos de experiência no Ensino Fundamental, coordena atualmente a área de Educação Infantil do Colégio Camões-Pinochio.

Fabiane sugere que esse conteúdo seja abordado de maneira prática, instigando os alunos a terem uma postura investigativa diante do aprendizado. “Trabalhamos com experimentações desde a Educação Infantil”, explica. A criança é estimulada a perceber o seu entorno, a observar a chuva, por exemplo, e a fazer proposições acerca desse fenômeno.

Ao explicar a transformação do líquido para o gasoso, ela sugere, por exemplo, que os professores façam com os alunos o experimento da panela no fogo. Diante do cenário atual, os experimentos podem ser realizados em casa pela família.

Para Fabiane, uma “ficha” teórica de estudos é muito diferente da vivência prática. Esta última pode se transformar em algo que o estudante “leva para a vida”, acredita. “Quando a criança participa do momento da experimentação, faz parte do que está sendo ensinado, ela consegue reter muito mais esse conhecimento”, diz.

A cada experimento, ela orienta o docente a suscitar um debate. “Uma tempestade de ideias”, gosta de dizer. Mas, segundo Fabiane, isso nem é preciso, porque os questionamentos surgem espontaneamente. A criança é, no geral, curiosa. Quer saber, entender, participar. O professor deve facilitar esse processo.

Alunos inclusivos aprendem da mesma maneira. “Não há limitação de faixa etária nem de grau de dificuldade. As Ciências, ensinadas de maneira lúdica, atingem a compreensão de todos, desde a Educação Infantil até as séries mais avançadas, com necessidade especial ou não”, enfatiza.

No caso da passagem do estado sólido da água para o líquido, com as crianças do 4º ano, Fabiane diz que pode ser o momento de introduzir o tema do aquecimento global.

“Os alunos se envolvem quando lançamos um tema desses para eles, trazem reportagens, fotos, comentam sobre os ursos polares. Com base nisso, podemos promover diversas discussões e realizar muitas atividades.”

Uma aula assim, na avaliação da educadora, colabora para desenvolver também várias habilidades não específicas de Ciências e algumas das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A leitura e a escrita são algumas dessas habilidades, pois sugerimos aos alunos buscarem informações e depois escreverem o que aprenderam”, diz Fabiane. “Das competências gerais, temos o trabalho em grupo, que promove a colaboração e o respeito às ideias do outro e ao tempo de cada um na aquisição do conhecimento”, completa.

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!