Para usar com os alunos

Sugestão de atividade: observar a água ao ser colocada numa panela ao fogo

Confira o passo a passo da proposta que leva para casa a investigação

Com materiais simples é possível estimular a postura investigativa e curiosa das crianças. Fotos: Rogério Pallatta/NOVA ESCOLA

O que acontece com a água no estado líquido ao ser colocada numa panela ao fogo? Com os alunos em casa, propor uma investigação sobre o tema é a maneira sugerida pela educadora Fabiane de Sant’Ana Leite para mostrar como um líquido evapora e se condensa. Para a educadora, quando a criança se apropria do mundo onde está inserida, consegue compreender melhor o contexto de uma aula que trata da transformação da água. “Tudo o que é vivenciado, que gera de certa maneira algum tipo de emoção, é captado mais facilmente.”

Vamos conferir o passo a passo da atividade. 

Objetivo: Investigar os processos de evaporação e condensação como mudanças reversíveis da água
A quem se destina: 4º ano
Materiais: Imagem de uma chaleira no fogo, com a água fervendo, e outra com o vapor d’água saindo da chaleira; forno de micro-ondas, duas tigelas transparentes de vidro (de tamanhos diferentes); um prato
Espaço: cozinha com microo-ondas ou fogão e uma mesa
Na BNCC: EF04CIO3

Passo a passo

1. Verifique os conhecimentos prévios dos alunos: Debata com a turma o que eles já sabem ou supõem sobre evaporação e condensação da água. Para a conversa, exiba (ou envie) as duas fotos, peça que observem atentamente e pergunte “o que acontece com a água que ferve na chaleira?” Fale sobre o conceito de transformação reversível e irreversível, de maneira a despertar nos alunos a curiosidade sobre o tipo de mudança exibida nas fotos. Para realizar esta conversa, é possível propor uma videoaula com as crianças. Se não for possível, inclua esse ponto nas orientações do experimento. 

2. Apresente a questão norteadora da aula. Pergunte “como é possível a água, em estado líquido, evaporar e se transformar em líquido novamente?” Conte sobre o experimento que devem fazer em casa com as famílias e as oriente a que prestem atenção em todas as pistas ou evidências que mostrem o tipo de transformação que está sendo tratado.

3. Comecem a investigação. Explique e envie as orientações para se realizar o experimento. Como haverá o manuseio de líquidos quentes, é necessária a participação de um adulto. A criança deve se manter distante, com segurança e em condições de observar o que ocorre. O responsável separa os materiais, coloca o prato no micro-ondas (ou esquenta em uma panela no fogão) e, sobre ele, a tigela menor com água, tapando-a com a tigela maior, de boca para baixo. Em seguida, liga o micro-ondas por 3 minutos. Depois, retira o prato com as tigelas e as coloca na mesa. Por fim, o aluno deve observar as gotículas formadas no interior da tigela maior para perceber que a água sofreu transformação por conta do aquecimento.

4. Proponha uma conversa: Convide a turma a compartilhar o que observaram durante a experiência e dizer o que acharam interessante. Compare os conhecimentos prévios e as hipóteses levantadas no início da aula com o que aprenderam. Você pode apresentar questões como “o que aconteceu com a água? Voltou a ser o que era?” “Quantas vezes, neste experimento, a água sofreu mudança?” Para fazer essa discussão, Fabiane sugere uma videoconferência por ferramentas como o Zoom - que pode ser baixado gratuitamente no celular. “Nesse momento, as crianças se encontram, reveem os amigos, trocam suas experiências com as atividades. Isso é muito importante nesta situação que estamos vivendo”, afirma. 

5. Peça que registrem as descobertas: Diga aos alunos para registrarem numa ficha, como a deste modelo, o que observaram com a atividade. Depois pergunte se a mudança apresentada é reversível ou irreversível. 

Ponto de atenção: Se os alunos não puderem imprimir a ficha em casa, é possível que eles copiem o modelo e façam no caderno. 

6. Faça a sistematização: Retome a questão norteadora da aula. Explique por que, depois do aquecimento, a água sofreu mudança no estado físico. Diga que isso ocorre porque houve uma transformação reversível: a água líquida ferveu, se transformou em gás invisível e condensou, formando gotinhas de água suspensas no ar, a fumaça, e na tampa da panela. Para sistematizar, Fabiane aponta a possibilidade de propor que eles respondam a quatro perguntas sobre o experimento. Ela sugere usar o Google Forms - ferramenta gratuita do Google que permite fazer pesquisas, enquetes, formulários etc. 

O plano de aula completo da professora Fabiane de Sant’Ana Leite pode ser acessado aqui.


Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema