Sugestão de atividade: observar a água ao ser colocada numa panela ao fogo
Confira o passo a passo da proposta que leva para casa a investigação
O que acontece com a água no estado líquido ao ser colocada numa panela ao fogo? Com os alunos em casa, propor uma investigação sobre o tema é a maneira sugerida pela educadora Fabiane de Sant’Ana Leite para mostrar como um líquido evapora e se condensa. Para a educadora, quando a criança se apropria do mundo onde está inserida, consegue compreender melhor o contexto de uma aula que trata da transformação da água. “Tudo o que é vivenciado, que gera de certa maneira algum tipo de emoção, é captado mais facilmente.”
Vamos conferir o passo a passo da atividade.
Objetivo: Investigar os processos de evaporação e condensação como mudanças reversíveis da água
A quem se destina: 4º ano
Materiais: Imagem de uma chaleira no fogo, com a água fervendo, e outra com o vapor d’água saindo da chaleira; forno de micro-ondas, duas tigelas transparentes de vidro (de tamanhos diferentes); um prato
Espaço: cozinha com microo-ondas ou fogão e uma mesa
Na BNCC: EF04CIO3
Passo a passo
1. Verifique os conhecimentos prévios dos alunos: Debata com a turma o que eles já sabem ou supõem sobre evaporação e condensação da água. Para a conversa, exiba (ou envie) as duas fotos, peça que observem atentamente e pergunte “o que acontece com a água que ferve na chaleira?” Fale sobre o conceito de transformação reversível e irreversível, de maneira a despertar nos alunos a curiosidade sobre o tipo de mudança exibida nas fotos. Para realizar esta conversa, é possível propor uma videoaula com as crianças. Se não for possível, inclua esse ponto nas orientações do experimento.
2. Apresente a questão norteadora da aula. Pergunte “como é possível a água, em estado líquido, evaporar e se transformar em líquido novamente?” Conte sobre o experimento que devem fazer em casa com as famílias e as oriente a que prestem atenção em todas as pistas ou evidências que mostrem o tipo de transformação que está sendo tratado.
3. Comecem a investigação. Explique e envie as orientações para se realizar o experimento. Como haverá o manuseio de líquidos quentes, é necessária a participação de um adulto. A criança deve se manter distante, com segurança e em condições de observar o que ocorre. O responsável separa os materiais, coloca o prato no micro-ondas (ou esquenta em uma panela no fogão) e, sobre ele, a tigela menor com água, tapando-a com a tigela maior, de boca para baixo. Em seguida, liga o micro-ondas por 3 minutos. Depois, retira o prato com as tigelas e as coloca na mesa. Por fim, o aluno deve observar as gotículas formadas no interior da tigela maior para perceber que a água sofreu transformação por conta do aquecimento.
4. Proponha uma conversa: Convide a turma a compartilhar o que observaram durante a experiência e dizer o que acharam interessante. Compare os conhecimentos prévios e as hipóteses levantadas no início da aula com o que aprenderam. Você pode apresentar questões como “o que aconteceu com a água? Voltou a ser o que era?” “Quantas vezes, neste experimento, a água sofreu mudança?” Para fazer essa discussão, Fabiane sugere uma videoconferência por ferramentas como o Zoom - que pode ser baixado gratuitamente no celular. “Nesse momento, as crianças se encontram, reveem os amigos, trocam suas experiências com as atividades. Isso é muito importante nesta situação que estamos vivendo”, afirma.
5. Peça que registrem as descobertas: Diga aos alunos para registrarem numa ficha, como a deste modelo, o que observaram com a atividade. Depois pergunte se a mudança apresentada é reversível ou irreversível.
Ponto de atenção: Se os alunos não puderem imprimir a ficha em casa, é possível que eles copiem o modelo e façam no caderno.
6. Faça a sistematização: Retome a questão norteadora da aula. Explique por que, depois do aquecimento, a água sofreu mudança no estado físico. Diga que isso ocorre porque houve uma transformação reversível: a água líquida ferveu, se transformou em gás invisível e condensou, formando gotinhas de água suspensas no ar, a fumaça, e na tampa da panela. Para sistematizar, Fabiane aponta a possibilidade de propor que eles respondam a quatro perguntas sobre o experimento. Ela sugere usar o Google Forms - ferramenta gratuita do Google que permite fazer pesquisas, enquetes, formulários etc.
O plano de aula completo da professora Fabiane de Sant’Ana Leite pode ser acessado aqui.
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