Para usar com os alunos

Para baixar: ficha para registro de atividade

Material permite aos alunos ordenarem e compararem o que observaram durante a experiência

Registrar as observações realizadas durante uma experiência é um dos procedimentos de construção do conhecimento científico e deve ser ensinado aos alunos. Abaixo, apresentamos um modelo de ficha para ser utilizado na atividade de transformação da água, mas que pode ser adaptado para outros conteúdos. O arquivo pode ser enviado para os alunos por WhatsApp.

Neste exemplo, a ideia é de que a turma perceba as características da água “antes e depois” da experiência. A seguir, o professor discutirá com eles os detalhes observados em cada fase e questionar se as mudanças apresentadas são reversíveis ou irreversíveis. O passo a passo completo da atividade pode ser conferido aqui.

Baixe o modelo de observações dos experimentos no botão abaixo:

BAIXE O PDF

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!