Para sua formação

5 livros e artigos para sua aula de Ciências

Que tal conhecer mais sobre a abordagem investigativa? Confira as sugestões do professor Cristian Annunciato

Foto: Rogério Pallatta/NOVA ESCOLA

O professor Cristian Annunciato, físico e pesquisador, gosta de ensinar sobre o estado da água, valendo-se de um poema de Manoel de Barros: “O menino que carregava água na peneira”.  É um prelúdio para estimular a criançada a pensar. 

Além da poesia, ele indica algumas referências para se aprofundar no ensino desse e de outros temas de Ciências.

Ensino de ciências por investigação – Condições para implementação em sala de aula, de Anna Maria Pessoa de Carvalho, Editora Cengage Learning
A obra traz discussões sobre diversos aspectos da utilização da abordagem investigativa no Ensino Fundamental com base em pesquisas e estudos de caso.

Ciências no Ensino Fundamental – O conhecimento físico, de Andréa Infantosi Vannuchi e outros, Editora Scipione
O livro se propõe a mostrar como tornar o ensino de Física mais dinâmico e eficiente, levando em conta o processo de formação do raciocínio científico da criança. Traz exemplos de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula. 

Física mais que divertida - Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo, de Eduardo de Campos Valadares, editora UFMG
O livro traz temas, tais como fontes alternativas de energia, meio ambiente e nanotecnologia, além de abordar fenômenos do dia a dia em mais de 150 experimentos bem acessíveis, utilizando ferramentas de uso doméstico, materiais recicláveis e de baixo custo.

Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral, de Luciana Sedano e Anna Maria Pessoa de Carvalho.
O artigo apresenta e debate pesquisa realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo, com os quais foram trabalhadas atividades investigativas de Ciências. 

Diagnóstico de elementos do ensino de ciências por investigação – Uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas, de Daniela Lopes Scarpa e Milena Jansen Cutrim Cardoso.
Esse artigo traz a avaliação de uma ferramenta que serve para medir o envolvimento dos estudantes em diferentes momentos de uma investigação e as relações entre esses momentos. Com isso, é possível examinar como a atuação do professor contribui para o desenvolvimento do ensino de Ciências por investigação. 


Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema