Para usar com os alunos

Sugestão de atividade: O diário falado

Explore com a turma uma forma diferente de registrar as experiências pessoais

Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

Os primeiros diários íntimos de que se tem notícia datam do século XVI e, mesmo com o passar dos (muitos) anos, a prática da escrita pessoal continua a ser realizada. Então, por que não dar uma roupagem mais moderna a essa forma de relato? Proponha que os alunos gravem vídeos contando algo sobre si e aproveite para trabalhar a oralidade.

Para orientar a atividade, o professor pode predefinir qual será o tema dos vídeos. Sônia Madi, coordenadora da Plataforma Alfaletrar, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), dá dicas valiosas para a produção, tanto de diários audiovisuais quanto escritos. “É interessante que, no início, o professor traga propostas objetivas e, com o passar do tempo, deixe os alunos mais livres. Por exemplo: contar com quem está convivendo durante a quarentena, algo que aprendeu a fazer neste tempo, 3 coisas das quais sente falta, cinco fatos sobre si...” Isso também poderá tornar a atividade mais simples para aqueles que têm dificuldade em falar sobre temas subjetivos ou muito íntimos.

“O professor tem de saber aproveitar a bagagem cultural que as crianças e adolescentes já trazem. E muitas crianças sabem utilizar a tecnologia melhor do que nós”, comenta Juliana Ferreira de Melo, professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Ela lembra ainda que, antes de indicar a atividade, é importante saber as condições de acesso da turma a celulares com câmera e internet.

Confira abaixo a sugestão de atividade proposta por Valéria da Silveira, professora aposentada de Jundiaí (SP) e membro do Time de Autores NOVA ESCOLA.

Indicado para: 3º ano do Ensino Fundamental
Materiais: Computador com câmera, tablet, celular qualquer ou outro dispositivo que possa gravar um vídeo
Espaço: Local silencioso e bem iluminado dentro de casa, onde o aluno se sinta confortável para gravar

PASSO A PASSO

1. Converse sobre vlogs: Por meio do WhatsApp ou outra ferramenta, pergunte para os alunos se eles acompanham alguém que posta vídeos na internet sobre o seu dia a dia e peça que eles compartilhem suas referências com os colegas. Assistam a um dos vídeos e comentem suas características (você também pode usar os vídeos recomendados neste conteúdo da caixa). Explique para eles que o gênero textual diário também pode ser trabalhado por meio do audiovisual e quais as adaptações necessárias.

2. Convide os alunos a produzirem: Diga que cada um deverá produzir um vídeo pessoal. Caso seja possível, proponha alguns temas e realize uma votação entre a turma. Defina uma duração máxima de 3 minutos para o vídeo.

3. Dê orientações técnicas: Eles poderão gravar utilizando tablets, celulares ou filmadoras. É melhor que os vídeos sejam gravados na horizontal. Incentive-os a procurarem um lugar silencioso e bem iluminado. Envie também este link com mais dicas valiosas, que pode ser lido com o auxílio dos pais. Lembre-os de que, graças à tecnologia, é possível regravar até que eles fiquem felizes com o resultado.

4. Assista: Até a data estabelecida, cada um deverá postar ou enviar seu vídeo para uma plataforma pré-estabelecida, na qual todos possam visualizá-lo (blog, grupo ou página do Facebook, grupo do WhatsApp ou outra plataforma). Peça que todos assistam ao material de todos os colegas antes do próximo encontro.

5. Conversem sobre a produção: Pergunte para a turma como foi seu processo de produção pessoal e o que chamou atenção no vlog dos colegas. Atribua significado a aspectos não linguísticos observados nos vlogs: fala, direção do olhar, riso, gestos, expressão corporal e tom de voz.

Essa sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo, que faz parte de uma sequência didática sobre diários.

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!