Para saber ainda mais

Vídeos e livros de referência sobre diários

Confira uma seleção de materiais para indicar para se aprofundar sobre o gênero

Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

Antes de pedir que seus alunos comecem a escrever os próprios diários, é preciso apresentar referências. As possibilidades de como contar a própria história são muitas e, na lista abaixo, você encontra algumas indicações de materiais para compartilhar com a sua turma:

Meu Querido Diário | Quintal da Cultura
TV Cultura
Disponível no YouTube
Dorô e outros personagens do Quintal da Cultura escrevem diários que ganham vida através do vídeo. Para conferir as histórias que já aconteceram com eles, acesse essa série de vídeos.

O Dia de um Ator Mirim - Meu primeiro Vlog
Gabriel Miller
Disponível no YouTube
O ator, que interpretou o personagem Emílio no remake da novela Carinha de Anjo (SBT), conta como é seu dia a dia: escola, gravações e momentos de diversão.

20 COISAS SOBRE A LIV
MEU NOME É LIV
Disponível no YouTube
A pequena Liv nos conta em um vídeo bastante descontraído 20 fatos, talentos e curiosidades sobre ela.

LIVROS

Diário de um banana vol. 1
Jeff Kinney, VR Editoras, 224 págs.
O autor e ilustrador americano apresenta um herói improvável: Greg Heffley, menino comum que está aprendendo a lidar com os desafios do Ensino Fundamental. Greg diz em seu diário: “Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo". Para sorte dos leitores, ele não leva sua promessa muito a sério.

Diário da Julieta
Ziraldo Alves Pinto, Globo Livros, 112 págs.
Nessa história em quadrinhos, conhecemos as histórias da Menina Maluquinha. Para contar suas aventuras, sempre na companhia da Turma do Menino Maluquinho, ela utiliza bilhetes, fotos, adesivos e outros recursos.

Um Livro para Todos os Dias
Bernardo Carvalho, Editora Peirópolis, 56 págs.
“Um livro para todos os dias, todas as idades e todos os gostos. Afinal, basta estar vivo para experimentar a mágica das manhãs, sempre a trazer um novo dia para o nosso desfrute, um dia novinho em folha pra estrear e desembrulhar.” Usando frases curtas e ilustrações simples, esse livro mostra de forma ora objetiva, ora poética, como cada dia pode ser completamente diferente do outro.

Férias na Antártica
Laura Klink, Marininha Klink e Tamara Klink, Editora Peirópolis, 70 págs.
Nesse diário de bordo, as irmãs Laura, Tamara e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink, relatam as cinco expedições em família ao continente antártico. O livro está repleto de textos, fotos, receitas culinárias, mapas e bilhetes.

1 Página de Cada Vez: Um diário diferente
Adam J. Kurtz, Companhia das Letras, 384 págs.
"Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página." Cada página traz uma brincadeira, provocação, pergunta ou pedido diferente. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações.

Diário de Anne Frank (para turmas a partir do 5º ano)
Anne Frank, BestBolso, 378 págs.
O Diário de Anne Frank é um livro escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 e 1.º de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. A menina narra os dias em que, juntamente com sua família judia, ficou confinada em um esconderijo durante a ocupação nazista dos Países Baixos.

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!