Para usar com as famílias

Como evitar quedas e ferimentos com objetos cortantes

Confira as orientações para evitar acidentes e saiba o que fazer caso eles aconteçam

Com medidas preventivas simples é possível evitar acidentes por queda em casa. Ilustração: Rodrigo Damati/NOVA ESCOLA

As quedas estão no topo da lista das causas de internações hospitalares por motivos acidentais entre crianças de 1 a 14 anos. Foram 52,6 mil em 2019. “A gravidade vai depender de onde e como a criança caiu e quais foram as consequências. As mais perigosas são aquelas que ocorrem de uma altura acima do próprio tamanho da criança”, diz Tania Zamataro, médica pediatra e presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

O interesse por velocidade e aventura e a ousadia das crianças entre 5 e 14 anos facilitam que as quedas ocorram. “Elas gostam de explorar os ambientes e também de utilizar bicicletas, patinetes e skates. O isolamento não está impedindo o uso desse tipo de brinquedo dentro de casa”, comenta a médica. “Muitas vezes, os pais e responsáveis não têm tanta opção a oferecer para as crianças se distraírem em casa. Então, elas começam a tentar fazer coisas que antes não tentavam”, completa Roberta Braga Manes da Silva, coordenadora pedagógica de Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Santa Helena, em São Paulo, e autora de Planos de Aula de NOVA ESCOLA. A curiosidade também pode levá-las a mexer com ferramentas e outros objetos cortantes. 

Para evitar que os acidentes aconteçam 
- Se não tiver, instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Os vãos entre a trama da rede ou as barras da grade devem ser de no máximo 6 centímetros. Se já tiver, verifique a validade e as condições do equipamento e faça a troca, caso necessário. 

- Mantenha camas e móveis longe das janelas para evitar que as crianças os escalem e usem para se debruçar. 

- Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes. 

- Escadas, sacadas e lajes não são lugares seguros para as crianças brincarem.  

- Os móveis devem ter cantos arredondados para evitar lesões e traumas. É possível também colocar cantoneiras (ou protetores de quina) de silicone. 

- No banheiro, o piso deve ser mantido seco. Se tiver tapete, deve ser antiderrapante. 

- Não deixe objetos que atrapalhem a circulação em corredores e escadas. 

- Objetos cortantes (facas, garfos, pratos e copos de vidro) devem ficar fora do alcance, em gavetas e armários com travas. 

- Ferramentas devem ser guardadas em armários altos e trancados. 

O que fazer caso os acidentes aconteçam
- Em casos de perda de consciência, vômito, sonolência, inchaço ou sangramento, leve a criança imediatamente para o pronto-socorro. 

- Em caso de suspeita de fraturas, conduza a criança para o pronto-socorro. 

- Se houver suspeita de braço quebrado, pode utilizar algo (lenço ou algum tecido, por exemplo) para ajudar a criança a não mexê-lo. Mas nunca tente colocar no lugar. Leve-a para atendimento médico.  

- Quando ocorrerem cortes, lave bem o local para poder verificar a extensão e a profundidade. Utilize um pano limpo sobre o ferimento e faça compressão (aperte) para parar de sangrar. Se a lesão for maior e o sangramento mais intenso, procure um hospital.

Para colaborar no desenvolvimento de atividades de prevenção, preparamos uma série de cards com as orientações acima. O material pode ser compartilhado com as famílias.

Abaixo, você pode fazer o download dos cards no formato imagem para enviar por WhatsApp ou em PDF:

CARDS PARA WHATSAPP 

BAIXE PDF COM CARDS

Fontes: ONG Criança Segura, Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Tania Zamataro.

Mais sobre esse tema