Para usar com os alunos

Atividade: o que o bico dos pássaros ensina sobre o que eles comem?

Sugestão criada pela professora Lindsai Batista, de Petrolina, propõe um roteiro de observação para as crianças

O bico dos tucanos é grande e alongado, ideal para pegar frutas, sementes e pequenos animais. Ilustração: Renato Faccini/NOVA ESCOLA

A variedade de bicos dos pássaros é enorme: eles vão dos finos e delicados, como o dos beija-flores, até os curtos e robustos, como o das araras, e inclui os mais curiosos, como os que podem entalhar madeira e filtrar a água.

Para as crianças, chamar atenção para essa diversidade de formatos revela as diferenças entre as aves e sua alimentação. O gancho é ótimo para começar a falar sobre a evolução das espécies, cadeia alimentar, a relação entre os animais e seu hábitat. “As crianças começam a perceber que cada ave tem suas próprias necessidades, por isso não são todas iguais”, diz a professora Lindsai Santos Amaral Batista, de Petrolina (PE), que faz parte do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Lindsai produziu um plano de aula que inspira essa sugestão de atividade que pode ser feita por meio de videochamadas ou adaptada para funcionar só por meio da troca de fotos e arquivos. Confira o passo a passo:

Indicado para: turmas do 3º ano

Material: materiais recicláveis diversos (sucata), cola, tesoura, barbante, lápis de cor ou giz de cera, pincel atômico, fita adesiva, papéis diversos; mamão, banana, manga, goiaba, semente de girassol, alpiste e painço para alimentar os pássaros; e o caderno ou a ficha de observação impressa (o arquivo em PDF está incluído nesta caixa).

Espaço: A observação pode ser feita em qualquer ambiente aberto, como o quintal, a varanda ou mesmo da janela de casa.

PASSO A PASSO

1. Para começar: leia a fábula A Raposa e a Cegonha, de Esopo, para as crianças (baixe o texto em arquivo PDF clicando no botão abaixo). Em seguida, pergunte por que foi difícil a alimentação dos animais e o que poderia ser feito para resolver o problema.

BAIXE O ARQUIVO

2. Conversando sobre bicos: apresente imagens de diferentes formatos de bico para as crianças, explique suas funções e como eles estão adaptados para cada tipo de necessidade alimentar. Em seguida, apresente imagens dos alimentos dessas aves e peça que as crianças tentem associá-las ao bico mais adequado para comê-lo.

3. Proponha uma observação: sugira que as crianças tentem montar um bebedouro ou comedouro usando materiais reciclados como os sugeridos na lista desta sugestão. Isso ajudará a atrair as aves para perto da casa. Peça que elas reparem no formato do bico, e se consumiram algum alimento, no que este consistia.

4. Hora de tomar notas: peça que durante a observação as crianças tentem registrar por meio de fotografias ou desenhos o formato do bico e, depois, preencham uma ficha de observação (o modelo também está incluído nesta caixa. É só clicar aqui)Ela auxiliará nos estudos sobre as características e comportamentos das aves.

5. Pesquisando: proponha que os estudantes pesquisem se o alimento consumido no comedouro equivale ao que em geral a ave consumiria na natureza, e que compartilhem o resultado com os colegas. Caso alguns estudantes não consigam avistar pássaros pessoalmente, peça que pesquisem em livros e na internet, assistindo a vídeos, se possível, para observar essas diferenças, e que selecionem algumas aves e preencham a mesma ficha de observação, adaptando os campos. E se a atividade valer nota, é importante não fazer uma distinção entre os que conseguiram ou não observar as aves pessoalmente.

6. Para ir além: também pode ser divertido sugerir que as crianças escolham uma ave de que mais gostaram e tentem confeccionar seu bico usando sucata ou outros materiais facilmente encontrados em casa.