Para usar com as crianças

Faça o download da ficha de observação de pássaros

Material pode ser impresso pelas crianças ou servir de referência para as anotações no caderno

A ficha de observação oferece um roteiro que orienta o aluno sobre o foco da atenção. Ilustração: Renato Faccini/NOVA ESCOLA

A sugestão de atividade da professora Lindsai Santos Amaral Batista, de Petrolina (PE), que você encontra nesta caixa, propõe um registro da observação de pássaros. Preencher fichas com as características das aves observadas pelas crianças pode apoiá-las na compreensão sobre esses animais, e ainda compor um pequeno guia dos pássaros de seus quintais. “Antes de começar, elabore com a turma um roteiro, estabelecendo quais são os objetivos da observação, os materiais que podem utilizar e as formas de registro”, recomenda Luisiana Carneiro, doutora em biodiversidade e meio ambiente, além de autora de conteúdos didáticos em Ciências da Natureza.

Durante a observação, as crianças não precisam identificar as aves  imediatamente. Elas podem tentar fotografá-las, desenhá-las, gravar seu canto e preencher a ficha. “Depois, com esses registros, a turma pode socializar as informações e buscar a identificação da ave”, explica Flávia de Campos Martins, doutora em Ecologia e recursos naturais e professora adjunta da Universidade de Pernambuco.

O professor pode propor, ainda, que as crianças façam uma pesquisa em sites e guias para descobrir mais informações sobre as aves, como seu nome científico, hábitat, função ecológica, se é ameaçada de extinção e ouvir seu canto (separamos uma série de bons materiais gratuitos aqui).

Por fim, também vale planejar uma forma de divulgar os dados coletados, por exemplo, usando as redes sociais ou criando uma página no WikiAves, plataforma colaborativa que reúne dados de centenas de espécies brasileiras. “Essa é uma maneira de praticar a ciência cidadã, contribuindo com informações úteis para os pesquisadores”, diz o ornitólogo Renato Torres. professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Abaixo, disponibilizamos um modelo de ficha que pode ser impressa ou reproduzida em um caderno. Ela traz um campo para inserir um desenho ou fotografia da ave e as principais características que devem ser observadas pelas crianças. Antes de utilizá-la com a turma, combinem como preenchê-la. É possível utilizar desenhos e cores, a escrita, ou combinar ambos. Também indique que o tamanho não precisa ser exato, mas pode ser estimado por meio da comparação com outros objetos.

BAIXE O ARQUIVO