Para saber mais

14 recursos gratuitos com tudo sobre aves

NOVA ESCOLA selecionou vídeos, guias, sites e materiais de nosso acervo que podem enriquecer a sua aula

Universidades, organizações e institutos de pesquisa disponibilizam farto material sobre aves, de graça. Ilustração: Renato Faccini/NOVA ESCOLA

Em tempos de isolamento social, nem todo mundo terá a oportunidade de observar as aves a partir de suas próprias casa. Mas há uma série de conteúdos on-line que podem ajudar a conhecer a diversidade da avifauna brasileira e a aprofundar pesquisas. Os materiais também pode servir para auxiliar na identificação de aves locais, avistadas pelos pequenos no quintal de casa.

GUIAS

Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

Com conteúdos interativos, tem por objetivo divulgar informações e promover a ciência cidadã, fornecendo gratuitamente registros fotográficos e sonoros, textos, identificação de espécies e comunicação entre observadores, entre outros dados, sobre aves brasileiras.

eBird - Descubra um novo mundo na observação de aves...

O eBird é a plataforma que contém a maior biodiversidade de espécies de aves, com registros do mundo todo. Conta com listas, fotos, áudios e mapas em tempo real da distribuição das espécies.

Guia - Instituto Butantan

O guia apresenta 48 das mais de 150 espécies de aves já registradas no parque do Instituto Butantan, importante refúgio para a biodiversidade na metrópole de São Paulo.

Guia de pássaros - Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

A Unesp preparou um site especial com informações gerais sobre a biologia das aves, e um guia com mais de cem aves presentes no Jardim Botânico da universidade, com uma galeria de imagens.

SITES

A passarinhóloga

Criado em 2011 pela bióloga Natália Allenspach, o blog traz um compilado de dados sobre dezenas de aves brasileiras, além de indicações de livros e outras informações.

Revista URU

A revista digital tem o objetivo de inicializar interessados em observação de aves e ornitologia, de maneira didática e ilustrada.

Que canto é esse?

Um programa de rádio da Unesp que traz informações e o canto de aves brasileiras. Os episódios que já foram ao ar podem ser acessados nesse site.

Xeno-canto

Desde 2005 a plataforma reúne gravações do canto de aves do mundo inteiro, organizadas em um mapa. Para utilizá-lo, pressione shift e arraste o mouse para selecionar a área desejada. Depois clique nos círculos para ouvir as aves mapeadas na região.

Pássaros se alimentando na natureza

Esse vídeo mostra uma série de aves se alimentando de néctar, frutas e peixes. Apesar das aves não serem brasileiras, o vídeo pode auxiliar na abordagem das diferenças entre os bicos e sua relação com a alimentação.

Como as aves voam? Ciência Explica!

Um breve vídeo que explica de maneira lúdica como aves voam. Ainda que muitos conceitos sejam avançados para o Ensino Fundamental I, pode ser interessante para as crianças assimilarem as noções básicas envolvidas no voo.

Vida de pássaro

Observar a construção de um ninho e os filhotes de aves é raro. Esse vídeo mostra, em poucos minutos, dois passarinhos, do ovo ao primeiro voo.

ACERVO NOVA ESCOLA

Bico a Bico

Um jogo estilo Cara a Cara sobre os hábitos e características físicas de novas espécies de aves brasileiras.

Aplicativo Aves do Brasil

O aplicativo traz mais de 300 aves nativas do Brasil e as espécies que se instalaram em cada um dos biomas do país.

Desafio das Aves

Por meio de um jogo de cartas, as crianças podem se tornar observadoras das aves do Brasil, tendo como missão descobrir novas espécies e entender melhor suas características.