Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: trabalhe o conceito de sílaba com as crianças

Confira uma proposta de alfabetização para os alunos do 1º ano possível de ser utilizada em aulas remotas ou presenciais

Use cantigas para relacionar sons à suas representações escritas. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Esta aula, proposta pela professora Michele Rabelo, coordenadora pedagógica do Sesi, no município de Salto (SP), tem por objetivo relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas e partes das palavras) com sua representação escrita. O plano de aula foi pensado para duas situações – para uma aula remota e outra presencial, dando continuidade ao processo na volta dos alunos à escola.

ATIVIDADE: O CONCEITO DE SÍLABA

Proposta pode ser desenvolvida no ensino a distância e retomada na volta às aulas

Indicado para: Turmas do 1º ano

Materiais necessários: para o professor, papel e caneta ou lápis, textos de cantigas de rodas, celular ou computador. Os alunos precisam ter em mãos seus cadernos, lápis,  borracha e computador ou celular, para a interação. Se for possível, devem ter os textos de cantigas de rodas sugeridos pelo professor no início da semana, e acertado previamente com os pais, para que facilitem o acesso a esse material.

Na BNCC: EF01LP08 e EF01LP09

Aula remota (videoaula)

1. Apresente as cantigas para as crianças: Separe cinco áudios de cantigas conhecidas pelas crianças e toque trechos, incentivando-as a deduzirem o nome das músicas. Dê um tempo para elas refletirem e escreva em um cartaz ou no próprio computador (compartilhando a tela) o nomes das cantigas, escrevendo sílaba a sílaba e relacionando-as com os nomes dos estudantes da turma (por exemplo, peixe-Pedro). Encerre este momento com um vídeo bem bonito de crianças brincando de roda.

2. Incentive as crianças a localizar palavras: Para o desenvolvimento da atividade, o desafio é fazer as crianças lerem as cantigas e localizarem algumas palavras sugeridas pelo professor. Para essa atividade, o ideal é que elas tenham os textos em mãos, mas, se não for possível, as letras da música podem estar em um cartaz na sua casa e deve ser mostrado no vídeo para as crianças.

3. Associe as sílabas das palavras com os nomes das crianças: Fale algumas palavras e peça para as crianças pintarem ou circularem as que encontrarem nas cantigas. Por exemplo: melão. Em seguida, utilize o recurso de associar as sílabas das palavras citadas com os nomes das crianças, como feito no item 1. As crianças devem registrar em seus cadernos o que foi encontrado.

4. Organize um quebra-cabeça com sílabas: O ideal, novamente, é que as crianças já tenham preparado esse material em suas casas em parceria com os pais. Elas vão escrever as palavras em pedaços de papel, com auxílio de um adulto,  embaralhar as sílabas e depois tentar juntá-las, para formar palavras que façam sentido.

PONTO DE ATENÇÃO: Ainda que não disponha de computador, você pode preparar o material com papel e caneta, mandar fotos ou vídeos por WhatsApp. “Se tiver aplicativos ou recursos para aulas ao vivo, sugiro encontros em pequenos grupos (quatro ou cinco alunos por vez), utilizando as mesmas estratégias das aulas presenciais que constam no plano”, explica Michele. As aulas, no entanto, devem ser mais curtas que as presenciais (cerca de 20 minutos com cada grupo). Uma vez a cada 15 dias, os alunos podem se reunir virtualmente, para rever os amigos, confraternizar e trocar aprendizados. Vale lembrar que o acolhimento e o fortalecimento de vínculos é o mais importante nessa etapa e no retorno às aulas presenciais.

Aula presencial

O eventual retorno à escola será o momento de avaliar o que cada aluno absorveu das aulas remotas, para que seja dado continuidade ao conteúdo. A avaliação deve ser feita por meio de sondagem. Assim, na volta à escola, o professor precisa analisar, de forma criteriosa, em qual hipótese de escrita cada criança se encontra. A partir daí dará sequência para o planejamento das aulas presenciais.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do Plano de Aula Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras, criado por Michele Rabelo, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Salto (SP). Para conferir o plano original, clique aqui.