Para formar a equipe

1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental

Conheça estratégias para coordenadores e diretores iniciarem a reavaliação dos conteúdos programados para o ano letivo

Descubra como liderar a primeira reunião de replanejamento de 2020. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Passados mais de 60 dias de fechamento oficial das escolas no país, um dos desafios dos gestores é avaliar como as instituições podem se replanejar para garantir que todas as competências e áreas de conhecimento contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam atendidas neste ano letivo.

Pensando nessa tarefa, a equipe da Nova Escola se mobiliza para apoiar os profissionais da educação. Além dos conteúdos destinados aos educadores, também teremos este espaço voltado para dar suporte aos gestores escolares – coordenadores e diretores. O Roteiro de Formação reunirá sugestões de atividades detalhadas e materiais de apoio e referências bibliográficas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado. 

Ele foi preparado pela especialista Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, matenedora de NOVA ESCOLA. Com experiência como coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, Sônia foi também secretária de Educação de Birigui (SP). 

Este primeiro roteiro abre uma sequência que durará o mês de junho inteiro, empenhado na tarefa de refletir sobre o replanejamento dos conteúdos da BNCC. Trata-se de uma sugestão, que pode ser adaptada de acordo com a realidade da sua escola. Acompanhe abaixo como coordenar o início das atividades com a equipe, sobre este tema.

ROTEIRO DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 1

Como fazer a primeira reunião de replanejamento de 2020 



Indicado para: Coordenadores e diretores do Ensino Fundamental 1

Objetivo da reunião: Início dos estudos para replanejamento das atividades com a BNCC

Duração da reunião: 2 horas

Material e ferramentas:
- Plataforma de interação síncrona (Zoom, Microsoft Teams, Skype)
- Ferramenta de produção conjunta de textos (Google Drive)

Leituras prévias para os gestores:
Página para gestores dentro do site na NOVA ESCOLA sobre a BNCC

Leituras prévias para os professores:
Site especial da NOVA ESCOLA sobre a BNCC
Apresentação geral sobre a competências gerais da BNCC 
- Teste
O que você sabe sobre as competências gerais da BNCC?


PASSO A PASSO

Antes da reunião

1. Faça um convite aos educadores: Para promover início de um trabalho coletivo de replanejamento das atividades, dispare convite para toda a equipe de educadores, por email, aplicativo de mensagens ou de outra forma que seja usual entre vocês.  

2. Prepare os professores para participar: Este convite deve conter o tema e os objetivos da reunião (Início dos estudos para replanejamento das atividades com a BNCC) e ainda recomendação de atividades para preparar o educador para a reunião. São elas:  

- Releitura do texto introdutório da BNCC, incluindo as competências gerais, as competências da área de conhecimento e as competências de sua disciplina.

- Produção de lista de perguntas-chave sobre principais dúvidas que tiverem sempre como se daria este replanejamento na sua disciplina.

3. Proponha uma reflexão disparadora: Para fechar, peça ainda que o educador prepare uma resposta para uma reflexão. Uma sugestão para essa primeira reunião é perguntar:  “Quais desafios você enfrentará para garantir a aprendizagem de todos os alunos?”. As respostas  devem ser enviadas ao gestor antes de reunião. 

Durante a reunião 

1. Comece introduzindo o tema da reunião: No dia da reunião remota, convide todos para a plataforma escolhida e socialize que aquele encontro será o primeiro, mais abrangente, e que depois haverá outros, para discussões mais específicas de cada turma/ano. 

2. Ouça os professores e crie uma nuvem de palavras: Reserve um momento, logo no início da reunião, para ouvir as primeiras impressões e sentimentos do grupo. Um recurso interessante é a criação de nuvem de palavras, em que cada um digita uma palavra e ao final forma-se a nuvem com os sentimentos/impressões. Uma plataforma sugerida  é a Wordclouds, site gratuito que permite gerar uma nuvem de palavras com formas variadas. Basta copiar e colar as palavras e depois escolher o formato em que elas ficarão. Depois de criada, a nuvem pode ser salva como PDF, por exemplo, e ficar registrada para consultas posteriores. 

3. Reflita sobre a BNCC e o replanejamento: Faça uma reflexão geral sobre alguns princípios importantes (conceito de competência, educação integral, igualdade e equidade, por exemplo), que estão presentes no texto introdutório da BNCC e incentive os professores a contribuírem (por mensagem ou participando oralmente) sobre esses princípios. Reforce com eles a importância de se ter em mente tais princípios para a flexibilização curricular. 

4. Relembre o PPP da escola: Retome brevemente os principais objetivos e metas da escola que constam do Projeto Político Pedagógico (PPP), sinalizando que, apesar dos desafios vividos no momento e das necessárias revisões, é preciso garanti-los em sua essência. 

5. Socialize as reflexões dos professores: Na sequência, apresente as principais questões levantadas pelo grupo a partir das respostas dadas à pergunta sugerida para reflexão (“Quais desafios você enfrentará para garantir a aprendizagem de todos os alunos?”). Mostre-as divididas por categorias (por exemplo, questões ligadas à recepção dos alunos, às dificuldades para ensinar aqueles que não tiveram acesso à internet ou material, comunicação às famílias, reorganização dos conteúdos programados etc.). 

6. Organize a equipe em grupos de trabalho: Divida os docentes pelas categorias e solicite que façam um refinamento desses temas. Nesse momento é importante que se formem grupos heterogêneos, com professores de diferentes anos/turmas. Este trabalho pode ser viabilizado por meio de ferramenta que permitem a produção conjunta de um texto, como o Google Drive ou em grupos de Whatsapp, por exemplo.

7. Levante a priorização dos temas: Peça que os grupos socializem a priorização dos temas levantados e intervenha, se necessário, retomando o compromisso da escola. 

8. Defina um cronograma: Ao final, organize a definição de datas das próximas reuniões, tanto das gerais, com toda a equipe para discussões de temas que envolvem todo o coletivo, quanto as específicas, com grupos de professores por disciplina, por exemplo.

9. Encaminhe o fechamento da reunião: Organize os temas debatidos pelos grupos em um grande mural que possam ser acessados por todos a qualquer momento. Uma sugestão é organizá-los em uma grande tabela a ser compartilhada com toda a equipe, e que permite complementações a qualquer momento (Google Drive). A planilha pode ser um guia das próximas reuniões – tanto das gerais, com toda a equipe para discussões de temas que envolvem todo o coletivo, quanto as específicas, com grupos de professores por disciplina, por exemplo.

Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, matenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.

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