Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: use campanhas publicitárias para estimular a reflexão

Confira uma proposta dirigida aos alunos do 2º ano possível de ser utilizada em aulas remotas ou presenciais

Campanhas sobre saúde são um bom gancho para discutir publicidade. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Utilizando dois exemplos de campanhas publicitárias veiculadas pelo Ministério da Saúde (vacinação contra o sarampo e sobre higienização das mãos), a professora Lilian Bárbara Cardoso, de Maceió (AL) organizou esse plano de aula para estimular nos alunos reflexões sobre os objetivos desse tipo de texto.

No cenário atual, a campanha contra o sarampo pode ser substituída por peças publicitárias que tratem do coronavírus para o público infantil, conforme sugere a consultora Maria José Nóbrega. Uma pesquisa na internet sobre o tema irá apontar diversas possibilidades.

ATIVIDADE: CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Como conduizir a reflexão sobre publicidade usando campanhas sobre saúde

Indicado para: Turmas do 2º ano

Materiais: Para o professor, dois cartazes publicitários com textos e imagens, sendo que o primeiro deles, sobre o coronavírus, deve ser dividido em duas partes (para que seja trabalhado primeiro a imagem e depois o texto). O material deve ser impresso ou exposto em cartolina, em vídeo ou pelo computador. Os alunos precisam estar com os cartazes que o professor vai apresentar. Para tanto, os pais precisam ser informados previamente da aula, para preparem isso para os alunos.

Na BNCC: EF15LP02 e EF01LP03

Aula remota (videoaula)

1. Apresente o cartaz da campanha de conscientização: Mostre aos alunos apenas a imagem que aparece no cartaz da campanha do coronavírus. Você pode buscar exemplos no site do Ministério da Saúde e da Anvisa. Escolha um cartaz que tenha imagem e escrita. Questione as crianças sobre o que elas estão vendo, se já haviam visto a mesma imagem em outro lugar, onde, o que ela traz de importante, qual a mensagem que o cartaz passa. Em seguida, mostre a parte escrita do mesmo cartaz. Faça novos questionamentos, agora enfatizando a escrita e associando-a à imagem mostrada.

2. Trabalhe com a escrita do cartaz: Para o desenvolvimento da atividade, mostre a parte escrita do mesmo cartaz. Pergunte aos alunos se eles sabem que tipo de texto é o da campanha. Indague se já viram o mesmo texto em algum outro lugar. Peça a um dos alunos para ler o que está escrito. Instigue as crianças a explicarem o que foi lido sempre buscando verificar de que forma elas constroem suas respostas. Depois disso, trabalhe com o próximo cartaz, sobre as lavagens de mãos. Eles devem responder qual o tema do texto do cartaz, por que foi escrito, por que foi usada a imagem apresentada, entre outros questionamentos.

3. Estimule as crianças a relacionar os cartazes: Na etapa do fechamento, depois do debate que for possível ter no ambiente remoto, estimule as crianças a fazerem uma relação entre os cartazes apresentados. Ou seja: eles precisam entender que se tratam de campanhas de conscientização. Chame atenção para as imagens, títulos, textos e a forma como estão construídos.

Aula presencial

No retorno à escola, o tema do coronavírus pode ser retomado, pois estará muito presente. Nessa volta, ficará mais evidente que os alunos têm necessidades diferenciadas, então é o momento do professor diagnosticar as dificuldades de cada um e agrupá-los de forma que o trabalho seja mais produtivo.

A criança, nessa fase, precisa ter um certo domínio da fluência da escrita e leitura, ressalta Maria José Nóbrega. Para tanto, ao longo da quarentena, é importante que o professor tenha estimulado o aluno a manter contato com livros. As escolas podem e devem enviar às famílias livros de literatura ou solicitar que eles sejam retirados nas escolas, com todo cuidado para evitar contaminação. “As crianças precisam manipular livros, ver do que são feitos, isso ajuda no letramento”, pontua a consultora.

Esta sugestão de atividade foi adaptada pela consultora Maria José Nóbrega do Plano de Aula Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil, criado por Lilian Bárbara Cardoso, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Maceió (AL). Para conferir o plano original, clique aqui.