Para replanejar

Baixe o PDF: Tabela para 4º e 5º ano com habilidades prioritárias da BNCC e atividades

Confira uma sugestão de priorização dos conteúdos de Matemática dirigida para essas turmas do Ensino Fundamental I

Material de planejamento foi preparado pela consultora Luciana Tenuta. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

O que se espera ao final do 4º e 5º ano é que o aluno compreenda o mundo sob a ótica da Matemática. Mas como garantir que isso aconteça em 2020, em um contexto tão desafiador quanto o da quarentena? 

Para ajudar o professor a redesenhar o ano letivo, Luciana Tenuta, especialista do Time de Autores de NOVA ESCOLA e consultora desta caixa, selecionou conteúdos considerados prioritários para os alunos que se encaminham para o final do Ensino Fundamental I (e se você está se perguntando sobre o que fazer para o 1º, 2º e 3º ano, saiba que já publicamos uma tabela com as prioridades para essas turmas. Para acessá-la, clique aqui). 

Em ambos os casos, o critério utilizado para a seleção foi a busca por temas que estimulem o aluno a ter esse olhar matemático para as situações do cotidiano e, ao mesmo tempo, que possam ser trabalhados remotamente, sem precisar de muita intervenção do professor. 

São cinco unidades temáticas. Em Números, Luciana priorizou as estratégias de cálculo. “Se conseguirmos focar nesse tema, estimulando os alunos a dizerem que estratégias estão utilizando neste momento para cálculos do seu cotidiano, podemos estar certos de estar aproveitando bem o período do isolamento social”, afirma. 

Na parte de Grandezas e Medidas, ela selecionou unidades que tratam de experiências de medição, possíveis de serem feitas dentro de casa. “São conteúdos que permitem compreender o que são medidas de capacidade, comprimento, área”, exemplifica. 

Luciana colocou também como prioritário o desenvolvimento da noção de tempo, relacionando com calendário, dia, noite, medidas de hora (no relógio digital e/ou analógico). Isso é interessante, segundo a consultora, porque a medida de tempo está intimamente relacionada com o momento que estamos vivendo, muito preso a uma rotina dentro de casa.

Em Geometria, Luciana priorizou o plano de aula que trata de localização (direita, esquerda, em cima, embaixo, atrás, na frente). Nesse contexto, ela aposta no estudo de mapas. 

Ainda dentro dessa unidade – Geometria – a consultora sugere explorar figuras geométricas. “Esse exercício pode ser feito com muita facilidade no entorno do aluno, por isso a escolha.”

Em outro bloco temático que Luciana elencou está o conteúdo de Álgebra, com sequências e padrões, também facilmente trabalhado pelo aluno. 

Ao final da tabela, existem dois planos de resolução de problemas. Eles não dizem respeito a nenhuma habilidade específica da BNCC, mas trazem desafios aos estudantes. “São problemas sem solução, com mais de uma solução, faltando dado, com muito dado”, explica Luciana. 

Ela justificou a escolha pensando que esses planos podem ser oferecidos quase como um passatempo, envolvendo até a família: “O aluno é incentivado a pensar como resolver o problema apresentado”. Familiares podem contribuir contando quais suas hipóteses. Outra duas sugestões, também contemplando familiares: planos de aula que tratam de estatísticas e pesquisas, nos quais todos participam. 

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PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela Secretaria da Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

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