Para formar a equipe

4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral

A consultora Sônia Guaraldo propõe uma reflexão a respeito de como “aprender a cuidar” é uma dimensão que deve ser trabalhada na escola

Por Rachel Bonino e Sônia Guaraldo

Proposta da consultora Sônia Guaraldo retoma conceitos desenvolvidos nos três encontros anteriores. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Usar máscara que protege outro; lavar as mãos que protege a si mesmo. Para além das disciplinas - mesmo a Matemática - cuidar de si e cuidar do outro é uma reflexão fundamental quando se pensa em Educação Integral, um dos objetos de estudo desta Série Especial. E isso fica ainda mais importante em tempos de pandemia.  “O novo paradigma é aprender a cuidar. Aprendamos a cuidar ou perecemos. Não é uma opção se aprendemos ou não, simplesmente temos de aprender”, alertou Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, em entrevista dada ao canal VivescerTV, no ano passado (você encontra o link do vídeo entre os materiais indicados mais adiante).

Para avançar nas possibilidades de aplicação dessa concepção com os alunos, preparamos um Roteiro de Formação que dá continuidade às reflexões propostas em torno da Educação Integral. São sugestões de atividades detalhadas e materiais de apoio e indicação de uso de plataformas variadas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado. Acesse as edições passadas de NOVA ESCOLA BOX para acompanhar as ações anteriores.

ROTEIROS DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 4

Aprofundando as noções sobre Educação Integral


Navegue por todos os roteiros da Série Especial:
- 1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental
- 2º Roteiro do gestor: Pensando sobre metodologias ativas em aulas a distância
- 3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral
[VOCÊ ESTÁ AQUI] - 4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral
- 5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens
- 6º Roteiro do gestor: Como analisar uma aula real com a equipe docente
- 7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento
- 8º Roteiro do gestor: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem
- 9º Roteiro do gestor: atividade de observação entre pares


Indicado para: Coordenadores e diretores de Ensino Fundamental 1

Objetivo da reunião: Refletir sobre os múltiplos aspectos da Educação Integral, desenvolver estratégias de aplicação no cotidiano escolar e perceber elementos relativos ao desenvolvimento da equipe docente.

Duração da reunião: 2 horas

Ferramentas:
- Plataforma de interação síncrona (Zoom, Microsoft Teams, Skype)
- Plataforma WhatsApp, para criação de grupos de trabalho
- Plataforma Slido

Leituras para os gestores:
- Texto Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação, de Lee S. Shulman e Judith H. Shulman 

Preparação recomendada aos professores:
Vídeo O paradigma do cuidado: cuidar de si, dos outros e do planeta – Bernardo Toro, exibido no canal VivescerTV


PASSO A PASSO

Antes da reunião

1. Dispare o convite detalhado aos educadores: Além de indicar o tema da reunião, retome com o grupo a tarefa de listar as principais ideias levantadas na discussão sobre a  questão proposta nos grupos de WhatsApp por disciplina: Como a oferta de Educação Integral poderá ser garantida ante a necessidade de priorização curricular no período pós-pandemia?

2. Encaminhe vídeo para os grupos: a entrevista com Bernardo Toro, filósofo e educador, no canal VivescerTV, vai apoiá-los na preparação para a reunião. Segundo Sonia Guaraldo, o vídeo traz a perspectiva do cuidar de si e do outro como aprendizagens importantes relacionadas com a Educação Integral. A ideia é que o vídeo sirva de apoio para a ampliar a reflexão sobre o tema.

3. Prepare uma avaliação: Use o Google Forms ou outra ferramenta similar e deixe pronto um formulário para que os professores avaliem os momentos de reunião pedagógica. O objetivo do questionário é saber o que a equipe achou dos conteúdos das dinâmicas: eles foram pertinentes? Dá para colocá-los em prática no dia a dia? Você pode baixar um modelo de avaliação clicando no botão abaixo. Ele pode servir de modelo para a construção do seu formulário, cujo link deve ser disponibilizado ao final da reunião.

BAIXE O ARQUIVO

Durante a reunião

1. Apresente a temática a ser discutida: Convide todos para a plataforma de reuniões escolhida (que pode ser o Google Meet, o Zoom, entre outras) e contextualize objetivos da reunião.

2. Faça um acolhimento aos professores: Apresente uma música ou um poema que instigue os professores a refletirem sobre si mesmos e seus próprios processos de desenvolvimento, considerando os múltiplos aspectos da vida. Como sugestão, separamos uma das mais célebres passagens da literatura brasileira, que faz parte do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa:

“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito – por coragem.

(Trecho de Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa, Nova Fronteira, 2001, p. 334).

Peça àqueles que estiverem confortáveis para comentar o que sentem a partir da leitura do trecho escolhido.

3. Dedique um tempo para retomar conhecimentos produzidos nos dois últimos encontros: Para promova uma reflexão sobre os processos formativos do grupo, você pode seguir estes passos:

- Apresente aos professores a ferramenta Slido. Peça a eles que abram a plataforma e escrevam como a metacognição e a formação a partir de processos contínuos podem contribuir para seu desenvolvimento profissional.

- Em seguida, solicite que retornem aos comentários redigidos e votem em três deles, considerando aqueles que mais se aproximam dos conceitos relacionados aos dois temas.

- Apresente os resultados, sistematizando os conceitos que emergiram da discussão, acrescentando elementos essenciais que não tenham sido citados e retomando com o grupo a importância desses mesmos processos na aprendizagem dos estudantes.

- Aproveite a discussão sobre processos formativos e solicite aos professores que, utilizando o chat, escrevam as ações que você, como coordenador, realizou para conduzir a reflexão. Em seguida, peça que escrevam o que eles fizeram enquanto você mediava as discussões. Ao descrever suas próprias ações, os professores perceberão que sua posição como formador foi de mediação e que, mesmo a distância, eles estiveram intelectualmente ativos durante toda a dinâmica.

- Finalize a atividade sistematizando as atitudes que caracterizam os métodos ativos de aprendizagem como um importante princípio formativo (tanto para adultos quanto para crianças).

4. Retome a discussão acerca da temática da Educação Integral: Apresente o conceito sistematizado pelo grupo, cuidando para que esteja alinhado à seguinte proposta do Centro de Referências em Educação Integral: “A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural – e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais”.

5. Solicite aos sistematizadores dos grupos que exponham as ideias levantadas: Organize as contribuições em duas categorias: a) as ideias relacionadas ao trabalho com as disciplinas individualmente; b) aquelas que podem estar relacionadas a propostas interdisciplinares ou a um conjunto de ações a ser realizado pelo coletivo escolar.

6. Divida os professores em dois grandes grupos – Fundamental I e Fundamental II: Você pode criar outro link onde os grupos poderão discutir e os gestores dividirem-se, também para promover a mediação. Peça aos grupos que identifiquem, diante das propostas levantadas, aquelas que mais se relacionam com o segmento, considerando a faixa etária de cada um.

7. Exponha os resultados: Reúna novamente os professores em um único grupo e apresentem o resultado da discussão dos dois grupos, informando que na próxima reunião os grupos estarão separados para que estruturem as ações por segmento.

7. Organize o fechamento do encontro: Finalize a reunião disponibilizando o link para que professores façam a avaliação. Peça também que realizem pesquisas sobre experiências exitosas de Educação Integral. Para ajudar os professores, você pode indicar materiais e sites onde podem encontrar as informações desejadas.

Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.

Ideias para inspirar, conteúdo para ensinar

Quer ler esse conteúdo? Assine o Nova Escola Box

O Nova Escola Box é um produto digital que auxilia o educador a preparar a sua aula com dicas práticas, materiais de apoio para a sala de aula e textos de formação para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Toda semana, o assinante recebe uma caixa digital de conteúdo nova e surpreendente.

Conheça os planos

Já é assinante Nova Escola Box? Faça login aqui!