Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: medidas de capacidade e suas equivalências

Compreender grandezas como volume, comprimento, área, tempo e temperatura são os objetivos desta aula

Nessa proposta, os estudantes podem usar utensílios domésticos simples para fazer comparações. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Indicada para as turmas do 5º ano, elaborada pela professora Rosélia Sezerino Fenner e adaptada por ela mesma para uso remoto, a sugestão de atividade de Matemática tem como objetivo explorar situações comuns do dia a dia envolvendo estimativas de capacidade e suas equivalências.

“O aluno deve procurar no seu cotidiano a forma de resolver os problemas, e o professor precisa estimular isso”, observa a consultora e especialista Luciana Tenuta, que selecionou esse plano, entre tantos, para este momento por ser uma atividade que o aluno consegue desenvolver remotamente sozinho, sem intervenção do professor. 



ATIVIDADE: MEDIDAS DE CAPACIDADE E EQUIVALÊNCIAS

Como orientar os alunos a comparar grandezas em casa


Indicado para:  Turmas do 5º ano 

Na BNCC: EF04MA19

Materiais:

- Tiras de papel (várias), pode ser de folha A4 ou papel craft

- Material reciclável: garrafas de 1 l, 2 l, xícaras de aproximadamente 240 ml, colher (sopa), colher (chá), colher (sobremesa), copos descartáveis ou de plástico de diversos tamanhos (50 ml - 100 ml - 150 ml - 200 ml - 250 ml)

- Jarras com capacidades diversas

- Recipiente com água para experimento

- Lápis; caderno; borracha

- Para atividades on-line, acesso ao WhatsApp, Telegram ou Google Sala de Aula


PASSO A PASSO

1. Peça para a turma estimar as grandezas: Nessa aula, seja ela oferecida on-line ou impressa, o aluno, de posse das embalagens solicitadas, deve fazer estimativas sobre grandezas e anotar as descobertas no caderno ou na plataforma online escolhida para o trabalho. Para tanto, peça que respondam a algumas questões: quantas colheres de água acha que precisa para encher uma xícara de café, por exemplo. As estimativas devem ser anotadas.

2. Peça para os alunos conferirem as hipóteses  na prática: Solicite ao aluno que faça a experiência e avalie se suas hipóteses estavam corretas ou não.

3. Leve os estudantes a pensar na multiplicação: Sugira outro questionamento: se para uma xícara de aproximadamente 240 ml preciso 16 colheres de aproximadamente 15 ml, então, para encher 2 xícaras, quantas colheres preciso? Faça perguntas do tipo: onde cabe mais água em 32 colheres de água ou em 2 xícaras? (É a mesma quantidade de água.) Esse questionamento leva o aluno a pensar na multiplicação: quantas vezes uma colher de água cabe em uma xícara.

4. Peça para o aluno estimar o inverso: Solicite que o aluno pegue uma garrafa descartável de 1 litro e um copo tipo “americano”. Ele deve estimar agora o inverso: quantos copos ele consegue encher com o líquido que tem na garrafa? Ao repartir o líquido nos copos, o aluno vai estabelecer correspondências. Observando as divisões, entenderá que 15 ml é a capacidade da colher que “cabe” 16 vezes em uma xícara.

5. Mostre também as suas estratégias: Após ouvir os alunos, é importante que você também apresente suas estratégias, explicando como resolveu a atividade, por que resolveu daquela forma. Os alunos poderão perceber, assim, que existe mais de uma maneira de resolver um problema.

6. Estimule o diálogo sobre as estratégias de cálculo. Quanto à realização da atividade principal em grupo, os alunos poderão resolvê-la individualmente e compartilhar suas ideias com você e os colegas por meio de uma interação virtual (usar alguma mídia, com dia e horário marcado para que possam interagir). Nessa interação, você deve permitir que os alunos dialoguem expondo suas estratégias, discutindo as possíveis soluções. 



Esta sugestão de atividade foi adaptada do Plano de Aula Explorando medidas de capacidade e suas equivalências, criado por Rosélia Fenner professora-autora do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Para conferir o plano original na íntegra, clique aqui.

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