Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: características dos animais e as mudanças ao longo do tempo

lassificar os seres vivos é base para muitas aprendizagens. Convide a turma do 3º ano para essa exploração

Sugestão criada pela professora Lindsai é útil para turmas do 3º ano, mas pode ser adaptada para os mais novos. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Muitas crianças já tiveram experiências com animais do convívio doméstico, como cães e gatos. Mas, será que elas já pararam para observar os bichinhos com atenção? A proposta deste plano de aula é sobre isto: identificar, listar, descrever e comparar características dos animais. Porém, antes de observar o mundo animal, os alunos devem olhar para si mesmos para ver o quanto mudaram do momento em que nasceram até agora. 

O conteúdo desta aula fornecerá as bases para que as crianças comecem a compreender que tudo o que está no universo se modifica ao longo do tempo, segundo Lindsai Santos Amaral Batista, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA. “Isso se dá porque os seres vivos precisam se adaptar para sobreviver no ambiente em que vivem ou, até mesmo, para uma possível mudança de ambiente”, explica.

Consultora desta caixa e especialista do Time de Autores NOVA ESCOLA, Cíntia Diógenes diz que essa aula trata da classificação dos seres vivos, ideia que é pré-requisito para muitas outras aprendizagens no decorrer da escolaridade da criança. Além disso, é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre a diversidade que há no planeta.

ATIVIDADE: AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E AS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Partindo de uma discussão com a turma para a construção de um álbum de fotografias


Indicado para: Turmas de 3º ano 

Materiais: Acesso à internet, plataformas de webconferência (Zoom, Google Meet ou Hangout, por exemplo), aplicativo de mensagens em grupo (WhatsApp, Telegram, Messenger etc.), Google Apresentações, fotografias dos alunos quando bebês, imagens de animais (retiradas da internet), caderno, lápis e borracha.

Na BNCC: EF02CI04


PASSO A PASSO

1. Peça para os alunos separarem fotos de quando eram bebês: Antes da aula, solicite aos alunos (por WhatsApp ou outra forma de comunicação) que reservem uma foto de quando eram bebês para mostrarem na videoaula. Eles também devem providenciar imagens de animais, buscando-as na internet.

2. Apresente o tema da aula em um bate-papo com a turma: Inicie uma videochamada com os alunos e apresente o tema da aula, dizendo que eles vão estudar as características apresentadas pelos animais ao longo dos tempos, e que foram resultado do processo evolutivo que sofreram para sobreviverem em seus ambientes naturais. Pergunte aos alunos quantos anos cada um deles tem. Peça que, na medida em que revelam a idade, mostrem suas fotos de quando eram bebês. Em seguida, faça os questionamentos abaixo (você pode escrevê-los em um slide): 

- Quantos anos você tem? 

- Você mudou ao longo do tempo?

- Que mudanças aconteceram com você desde quando era apenas um bebê até o momento presente?

- Essas mudanças aconteceram em muito tempo? 

- Somos todos iguais? 

PONTO DE ATENÇÃO: A partir desse momento, para que a aula não se estenda nem corra o risco de ficar desinteressante, escolha sempre dois ou três alunos diferentes para ouvirem as contribuições.

3. Discuta sobre as características dos animais: Apresente as questões disparadoras, uma por vez (escolhendo dois ou três alunos diferentes para respondê-las). Em seguida, abra um documento no Google Apresentações e solicite aos alunos que compartilhem as imagens dos animais, colocando em slides diferentes os animais terrestres e os animais aquáticos. Em seguida, a professora deve exibir cada um dos slides por vez e solicitar que os alunos anotem no caderno duas ou três características semelhantes que os animais terrestres têm entre si, e fazer o mesmo posteriormente com os animais aquáticos. Promova um momento de compartilhamento dessas anotações e, em seguida, peça que os alunos digam quais características os animais terrestres têm de diferente dos animais aquáticos.

4. Converse sobre as condições de vida dos bichos: A sistematização pode acontecer desde o momento em que os alunos estiverem apresentando as características dos animais. O professor pode conduzir as conversas de maneira que a turma diga quais características ajudam os animais a sobreviverem nos diversos ambientes, para que consiga se alimentar, se reproduzir, livrar-se dos predadores etc. As características diferentes também se devem às diversas condições de vida a que os animais são submetidos. Alguns vivem na água e outros na terra, uns em locais frios e outros em lugares quentes; uns se alimentam de animais e outros, de grãos.

5. Proponha a criação de um álbum de imagens: Solicite que, juntamente com a família, os alunos façam, no caderno ou em um documento virtual,  um álbum de animais terrestres e aquáticos, contendo também o habitat de cada animal. O álbum pode ser construído com imagens coladas ou por meio de desenhos. Ao final, peça que os alunos compartilhem fotos do álbum em um ambiente de interação coletiva (grupo de WhatsApp, Telegram, Messenger etc.).

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Características dos animais, criado por Lindsai Batista, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Petrolina (PE). Para conferir o plano original, clique aqui.

Mais sobre esse tema