Para replanejar

Baixe: atividades de Ciências e Habilidades prioritárias da BNCC

Confira uma seleção feita por especialistas dos conteúdos que não podem ficar de fora das aulas do 1º ao 5º ano

Tabela foi criada pela especialista Lilian Bacich. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA foram unânimes em afirmar que, ao replanejar 2020, algumas coisas, de fato, ficarão para trás, uma vez que outras deverão ser priorizadas durante o ensino remoto ou híbrido. Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas como faço essa priorização?” 

Para te ajudar a encontrar caminhos que façam sentido para a sua comunidade escolar, preparamos uma tabela com habilidades prioritárias da BNCC e atividades de Ciências para turmas do 1º ao 5º ano. A organização do material original foi feita pela especialista da área de Ciências do Time de Autores de NOVA ESCOLA, Lilian Bacich, que levou em conta duas premissas. 

A primeira é a seleção de habilidades que trazem aprendizagens fundamentais para o ano de escolaridade e, de certa forma, ajudam a embasar aprendizagens futuras - isto é, são consideradas, de certa forma, pré-requisitos. A segunda é a seleção de habilidades que  permitam o desenvolvimento do pensamento científico e o desenvolvimento de processos cognitivos que ocorrem em progressão nos diferentes anos do Ensino Fundamental.

“É importante que as aprendizagens essenciais de cada ano, como indicado na tabela, envolvam os três eixos temáticos previstos na Base (Matéria e Energia, Terra e Universo, Vida e Evolução), considerando que são eixos que podem se cruzar durante o trabalho, mas que têm aprendizagens essenciais independentes”, ressalta a educadora.

Desse modo, segundo Lilian, aprendizagens essenciais dos três eixos precisam ser trabalhadas, pois são habilidades que apresentam uma progressão de processos cognitivos e que são pré-requisitos para os anos finais. “Assim como nos anos finais, não podemos priorizar um eixo em detrimento do outro, mas contrabalançar o trabalho nos três eixos”, reforça.

Clique no botão abaixo para baixar a tabela e confira mais detalhes a seguir:

BAIXE O ARQUIVO

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela Secretaria da Educação. Se você desejar, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

Como esse material pode ser usado pelos professores?

O material ajuda a estabelecer uma relação entre os Planos de Aula NOVA ESCOLA  e as aprendizagens essenciais, indicando  aquelas que devem ser privilegiadas. Além disso, ele oferece trilhas que os estudantes podem utilizar no ensino remoto, uma vez que os planos indicados estão adaptados para este momento. Por fim, pode contribuir para dar uma perspectiva para as famílias dos motivos das escolhas, facilitando a comunicação entre escola e comunidade escolar.

A seguir, confira conteúdos priorizados pela especialista Cíntia Diógenes, consultora desta caixa, em cada ano do Ensino Fundamental I:

1º ano – Respeito à diversidade

Este tema envolve reconhecer e descrever o corpo humano, exemplificando aspectos fenotípicos relacionados à etnia ou traços característicos e individuais, de maneira que o aluno constate a existência da diversidade e, a partir disso, realize conexões sobre sua relação com o outro, seus colegas, amigos, familiares e pessoas de seu convívio, e reconhece essas pessoas como legítimas em sua convivência escolar e social.

- Sugestão de atividade: A beleza da diversidade

2º ano – O Sol como fonte de luz e calor

Para o desenvolvimento deste conteúdo é necessário observar, reconhecer e descrever os efeitos da radiação solar nas superfícies de acordo com os materiais que as compõem, para que o aluno possa diferenciar e exemplificar o que ocorre em cada superfície ao ser aquecida ou ao refletir a luz solar ou artificial. Tais habilidades são pré-requisitos para a construção de conhecimentos em anos subsequentes.

- Sugestão de atividade: A luz do sol como fonte de calor

3º ano – Características e desenvolvimento dos animais

Reconhecer, compreender, apreciar, categorizar e classificar grupos de animais por meio de características externas identificadas, assim como hábitos de vida e seu habitat é fundamental no estudo de ciências e é um objetivo de aprendizagem considerado pré-requisito para anos posteriores. 

- Sugestão de atividade: Classificação dos animais

4º ano – Micro-organismos

Identificar, compreender, analisar formas de transmissão de doenças relacionadas a micro-organismos, e formular medidas de prevenção a essas doenças é fundamental para o estímulo à adoção de hábitos de higiene e de autocuidado nessa faixa etária. Trata-se de processos que exigem que o aluno possa exemplificar as práticas de higiene pessoal e do ambiente, reconhecer o uso de vacinas na prevenção de doenças e na promoção da saúde, relacionar a alimentação e o sistema imunológico do organismo, além da relação com a gestão de resíduos, manejamento dos vetores e a importância do saneamento básico.

- Sugestão de atividade: Imunidade: as defesas de nosso organismo

5º ano – Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Identificar, reconhecer, descrever e ilustrar quais as partes que compõem os sistemas digestório, respiratório e circulatório, explicando suas funções relacionadas ao metabolismo do corpo, destacando o papel do coração, dos vasos sanguíneos e, em especial, do sangue, na distribuição dos nutrientes no organismo, assim como a eliminação de resíduos, que envolve o sistema excretor, é fundamental para a compreensão do organismo como um todo integrado.

- Sugestão de atividade: A integração dos sistemas entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

Mais sobre esse tema