Para formar a equipe

7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento

Nesta nova etapa do trabalho em meio à pandemia, a consultora Sônia Guaraldo propõe que a reconstrução dos planos comece por Matemática

Nesta proposta, coordenação e equipe docente se reúnem para pensar em aulas sobre cálculo. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Cálculo mental, cálculo pensado, cálculo escrito, cálculo automático. É para avaliar as potencialidades dos cálculos no ensino de Matemática que este Roteiro de Formação foi pensado. Juntos, professores polivalentes do Ensino Fundamental I serão instigados a trocar conhecimentos e experiências para a criação conjunta de estratégias de aplicação na modalidade remota.

Assim como os demais toteiros desta série, reunimos aqui sugestões de ações detalhadas, materiais de apoio e plataformas variadas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado. E se você perdeu os primeiros roteiros, não se preocupe: acesse as edições passadas do NOVA ESCOLA BOX para acompanhar a sequência do planejamento pedagógico.

ROTEIROS DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 7

Retomando o planejamento por Matemática


Navegue por todos os roteiros da Série Especial:
- 1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental

- 2º Roteiro do gestor: Pensando sobre metodologias ativas em aulas a distância
- 3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral
- 4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral
- 5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens
- 6º Roteiro do gestor: Como analisar uma aula real com a equipe docente
[VOCÊ ESTÁ AQUI] - 7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento
- 8º Roteiro do gestor: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem
- 9º Roteiro do gestor: atividade de observação entre pares


Indicado para: Coordenadores e diretores dos Ensinos Fundamental 1

Objetivo da reunião: Elaborar atividades de Matemática com foco nas trocas de experiências e saberes entre professores do Ensino Fundamental 1. 

Área de conhecimento: Matemática

Duração da reunião: 3 horas

Ferramentas:
- Plataforma de interação síncrona (Zoom, Microsoft Teams, Skype)
- Plataforma WhatsApp, para criação de grupos de trabalho

Preparação recomendada para gestores e professores:

- Releitura do capítulo “Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental”, que consta no documento da Base Nacional Comum Curricular 

- Leitura de dois Planos de Aula NOVA ESCOLA:
-- Compreendendo o uso da divisão em situações-problema
-- Esquentando a cuca com cálculo mental envolvendo adição e subtração


PASSO A PASSO

Antes da reunião

1. Prepare o convite: Dispare convite para toda a equipe de educadores, por e-mail, aplicativo de mensagens ou de outra forma que seja usual entre vocês.

3. Liste os assuntos do encontro: Além do tema e dos objetivos da reunião, indique as leituras prévias do capítulo “Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental”, da BNCC, e dos dois planos de aula indicados.

3. Deixe o formulário de avaliação no jeito: Use o Google Forms ou outra plataforma de compartilhamento para criar o formulário de avaliação do encontro pelos professores. O objetivo é saber se a equipe achou o conteúdo da formação pertinente e aplicável no dia a dia, e se a dinâmica da reunião agradou. Deixe o link preparado para disponibilizá-lo ao final da reunião. Pode-se usar como referência a avaliação já usada em roteiros anteriores.

Durante a reunião 

1. Apresente o tema: Assim que todos entrarem na plataforma síncrona escolhida, diga quais são os objetivos da reunião, retomando o que você escreveu na pauta enviada no convite.

2. Aquecimento e acolhida aos professores: Selecione cerca de dez imagens de paisagens naturais, como cachoeira, ilhas, vulcões e montanhas, por exemplo. Peça que indiquem com qual se identificam no momento e justifiquem. Essa atividade tem como objetivo principal oferecer uma oportunidade para que os professores tragam suas inquietações, preocupações e outros sentimentos, de modo que possam se apoiar mutuamente.

3. Inicie a reunião: Contextualize os motivos para a reunião pedagógica, dando ênfase para a necessidade de trocas entre professores. Vale reforçar que as atividades de priorização curricular e o trabalho integrado pretendem garantir as aprendizagens e as trocas dentro do ensino de Matemática.

4. Exiba um filme para estimular a reflexão: Assistam juntos o vídeo “Como ensinar matemática e promover o desenvolvimento de competências para além dessa área do conhecimento?”, do Canal Numeraliza. Em seguida, peça que destaquem as ideias principais.

5. Monte grupos de trabalho: Opte por unir perfis heterogêneos, mesclando professores que têm mais facilidade e menos facilidade em trabalhar com Matemática. Depois, mostre a eles as seguintes habilidades (você pode criar um slide e compartilhar a tela do seu computador, para que todos vejam): 

EF01MA04: Contar a quantidade de objetos de coleções até cem unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras e materiais da sala de aula, entre outros.

EF05MA07: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos

EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

PONTO DE ATENÇÃO: Se você atua em uma escola que atenda às turmas de Fundamental I e Fundamental II, essa formação pode ser uma ótima oportunidade para integrar os docentes das duas etapas, de maneira que uns ajudem os outros - especialmente em relação a conhecimentos específicos da área. No momento de dividir a equipe, mescle nos grupos os polivalentes com os especialistas.

6. Analisem as práticas almejadas: Peça que, considerando os planos de aula enviados, os educadores formulem práticas essenciais para o ensino de cálculo. Alguns exemplos de finalidades desejadas dessas práticas: 

- As atividades propostas estimulam as crianças a levantarem hipóteses.
- Durante o desenvolvimento dessas propostas não se percebe incentivo para rapidez na resolução dos problemas, nem desvalorização do erro ou excessiva exaltação do acerto.
- As propostas estimulam as crianças a compararem suas ideias umas com as outras, a explicarem e justificarem seus procedimentos.
- O professor atua numa atitude de mediação, problematizando o erro e realizando perguntas que ajudem as crianças a pensarem sobre suas ações e sobre seus modos de pensar.

Uma opção é baixar uma tabela, clicando no botão abaixo, preparada especialmente para você escrever devolutivas individuais para seus professores.

BAIXE O ARQUIVO

PONTO DE ATENÇÃO: É importante destacar que este roteiro sugere o trabalho com aulas sobre cálculo a título de exemplo. Você pode - e deve - adaptá-lo às necessidades da sua equipe. Se precisar de outros materiais específicos sobre como replanejar o ano em Matemática, acesse as caixas desta série produzidas para o 1º ao 3º ano, o 4º e 5º ano, o 6º ao 9º ano.

7. Sistematize as práticas levantadas pelos grupos: Peça aos professores que apresentem, com as sugestões, estratégias de aplicação na modalidade remota, considerando os planos enviados e os saberes levantados.

8. Encerramento: Proponha aos professores que compartilhem os planos e, junto deles, o instrumento de análise (abaixo), com a finalidade de obter contribuições de todo o grupo. Esclareça que você também partilhará individualmente seu parecer depois. 

Ao final, disponibilize o link da avaliação baseada no modelo de roteiros anteriores.

Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.

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