Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: Conheça o próprio corpo

Dirigida para o 5º ano, atividade explora a integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

Sugestão da professora Viviane é construir um mapa mental coletivo. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Em tempos normais, conhecer o próprio corpo é essencial para entender o seu funcionamento, as mudanças e as transformações pelas quais ele passa ao longo dos anos. Mas, no momento em que uma pandemia paralisa o mundo, olhar para si mesmo com curiosidade é ainda mais importante por um motivo aparentemente simples: prevenir-se contra doenças.

Essa é uma das propostas do Plano de Aula A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário, para turmas do 5º ano, especialmente adaptado para o NOVA ESCOLA BOX. O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos compreendam a importância desses sistemas e reconheçam que nenhum deles é capaz de atuar sozinho. É o que explica Viviane Bonardo Gardin, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA e criadora da atividade.

“No 5º ano os alunos têm muitas curiosidades sobre o próprio corpo e, partindo do contexto da pandemia e do autoconhecimento, fica mais interessante entender como nosso corpo funciona, como os vírus entram pelas vias respiratórias, e como os  hábitos de higiene são fundamentais para nos proteger”, reforça a professora.

Confira a seguir o passo a passo dessa atividade para o ensino remoto.

ATIVIDADE: CONHECENDO O PRÓPRIO CORPO

Uma proposta de pesquisa e registro dos dados encontrados em forma de mapa mental

Indicado para: Turmas do 5º ano

Materiais: Ferramenta para compartilhamento de mensagens (Grupo de WhatsApp, por exemplo); Site para criação de mapa mental (GoConqr ou Google apresentações, por exemplo); Documento compartilhado no Google Drive; Videoconferência (Hangout, Google Meet ou Zoom, por exemplo); Sites de criação de fórum (Forumeiros, por exemplo);

Na BNCC: EF05CI07

1. Compartilhe com os alunos o material para a aula: Previamente, compartilhe o link para que os alunos assistam ao documentário “Fantástica fábrica humana”, apresentada pelo Globo Repórter e disponível neste link.

2. Contextualize a turma em uma videochamada: Esse momento da aula pode ser realizado em uma videoconferência ou em um chat. Durante a aula, após as crianças assistirem ao vídeo, pergunte:

- O que significa a palavra “integração”?
- Será que existe alguma integração entre os sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário?
- Qual a relação entre os sistemas do corpo humano?
- Será que nós sobreviveríamos se esses sistemas não fossem integrados?

PONTO DE ATENÇÃO: Permita que as crianças exponham pontos de vista sobre o assunto, partindo de conhecimentos prévios. Estimule a interação e o diálogo entre elas, mediando conforme houver necessidade.

3. Apresente a questão disparadora: Em um diálogo com a turma, pergunte: Qual a relação entre os sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário?

4. Explique a atividade “mão na massa”: Oriente os alunos para que investiguem sobre a integração dos sistemas digestório, respiratório e circulatório. Para isso, eles devem pesquisar em livros e sites confiáveis as seguintes informações: Quais as funções de cada um desses sistemas? Como essas funções se interligam?

5. Apresente a forma de registro da atividade: Mostre a plataforma on-line GoConqr, ou o Google Apresentações, para a realização de um mapa mental, no qual os alunos poderão registrar sua pesquisa. Depois disso, eles devem criar um mapa mental com as principais informações colhidas e devem compartilhar com os demais alunos da turma.

6. Finalize a aula com a sistematização: Após todos os alunos lerem os mapas mentais uns dos outros, retome a questão disparadora da aula: Qual a relação entre os sistemas do corpo humano? Elaborem, coletivamente, um parágrafo que responde a esse questionamento.

PONTO DE ATENÇÃO: Os familiares podem contribuir no desenvolvimento da pesquisa, apresentando fontes confiáveis, também podem colaborar mostrando para as crianças a estrutura de um mapa mental.

Esta sugestão de atividade foi adaptada da sequência Sistema urinário e eliminação de resíduos, com dez Planos de Aula criados por Viviane Bonardo Gardin, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Campinas (SP). Para conferir a sequência na íntegra, clique aqui.