Para baixar

E-book: entenda a BNCC de Arte e conheça as aprendizagens essenciais para o Fundamental 1

Documento coloca eixos de aprendizagem e a necessária integração entre as linguagens

Entenda a BNCC de Arte para o Fundamental 1 no e-book. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Entender a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como os principais eixos de aprendizagem para as turmas do 1º ao 5º ano, é importante passo para o replanejamento de aulas em 2020.

Com os novos cenários trazidos para a Educação com a pandemia de covid-19, mais do que conteúdo curricular, a Base funciona como guia para os arranjos de aprendizagem.

“Visitar o eixo temático de cada ano é vital para adaptar as atividades. É preciso entender qual é o grande tema de cada ano, e pensar a sequência de atividades, tendo esse eixo como guia. Do contrário, podemos ficar perdidos numa salada de exercícios que não têm sequência ou objetivos claros”, explica o professor de Arte do Colégio Equipe, Tomás Decina.

Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões.

Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

O modo de organização da BNCC coloca a Arte em conexão com as outras linguagens, o que contribui para uma compreensão da arte como um campo de conhecimento e não como disciplina.

Além disso, a unidade temática Artes integradas aproxima estudantes e docentes do contato com a arte em uma perspectiva mais contemporânea. “Muitos artistas e coletivos hoje em dia partem da ideia do que querem fazer, ou seja, de um problema que se coloca, e a partir disso, escolhem as linguagens que são mais adequadas para dar corpo às suas ideias”, afirma Marisa Szpigel, professora de Arte na Escola da Vila e integrante do Coletivo Oquecabeaqui?

Ao brincar e imaginar, as crianças inventam problemas e buscam as múltiplas linguagens para lidar com eles, em um diálogo intuitivo com essa atitude.

É importante lembrar que a BNCC aponta caminhos, conduz a ensinamentos, dando diretrizes que o endossam, mas é organizada a partir da realidade da sala de aula. Ela organizou e parametrizou boas práticas, e não substitui a escuta atenta do professor.

Vamos conhecer melhor a função das linguagens, competências de aprendizagem e dimensões do conhecimento, e ver dicas de como usá-las?

BAIXE O ARQUIVO