Para o gestor escolar

8º Roteiro de Formação: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem

A proposta deste encontro com os professores é analisar as possibilidades da inserção desta prática no contexto de ensino no Fundamental 1

Veja como discutir a importância das Tertúlias Dialógicas com os professores. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

A Tertúlia Dialógica é uma estratégia de discussão bastante interessante para o ambiente escolar, inclusive para ser usada em um encontro pedagógico entre gestores escolares e professores como o proposto neste 8º Roteiro de Formação.

A estratégia torna-se ainda mais relevante diante da necessidade de se criar um ambiente de colaboração em tempos de distanciamento social. Nesse sentido, a Tertúlia “promove a construção coletiva de significado, além da aproximação com a cultura clássica universal e o conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo. Favorece a troca direta entre todos os participantes sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade. Essas relações igualitárias envolvem a solidariedade, o respeito, a confiança, o apoio, em vez da imposição”, conceitua material produzido pela Comunidade de Aprendizagem.

Este Roteiro detalha como esta prática pedagógica pode ser conduzida com o grupo de professores da Educação Fundamental 1 e 2. Confira a seguir:

ROTEIRO DE FORMAÇÃO NA PANDEMIA - 8

Explore as Tertúlias Dialógicas com os professores do Fundamental 


Navegue por todos os roteiros da Série Especial:
- 1º Roteiro do gestor: reunião para replanejar 2020 nos anos iniciais do Fundamental

- 2º Roteiro do gestor: Pensando sobre metodologias ativas em aulas a distância
- 3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral
- 4º Roteiro do gestor: aprofunde as noções sobre Educação Integral
- 5º Roteiro do gestor: Ajude os professores a priorizarem na área de Linguagens
- 6º Roteiro do gestor: Como analisar uma aula real com a equipe docente
- 7º Roteiro do gestor: como organizar uma reunião de planejamento
[VOCÊ ESTÁ AQUI] - 8º Roteiro do gestor: como usar a Tertúlia Dialógica em prol da aprendizagem
- 9º Roteiro do gestor: atividade de observação entre pares


Indicado para: Coordenadores e diretores da Educação Fundamental 1 e 2

Objetivo da reunião: Refletir sobre os sentidos do trabalho colaborativo entre os professores a partir de estratégia de leitura baseada na tertúlia dialógica e discutir possibilidades de inserção desta prática no contexto de ensino.
Duração da reunião: 2 horas

Leitura para gestores escolares: Capítulo 2 (“Professores totais”) e capítulo 3 (“Escolas totais”) do livro A escola como organização aprendente, de Michael Fullan e Andy Hargreaves (Editora Penso)

Materiais sobre como organizar Tertúlias Dialógicas: Tertúlia Dialógica Literária na construção do Diálogo Igualitário” e “Tertúlia Dialógica: 7 atuações de êxito”, ambos produzidos pela Comunidade de Aprendizagem. 

Leitura para os professores: Capítulo 2 (“Professores totais”) do livro A escola como organização aprendente, de autores Michael Fullan e Andy Hargreaves (Editora Penso)


PASSO A PASSO

Antes da reunião

1. Prepare o convite: Para promover o início desse trabalho, dispare convite para toda a equipe de educadores, por e-mail, aplicativo de mensagens ou de outra forma que seja usual entre vocês. Na mensagem, liste o tema e os objetivos da reunião.

2. Peça o retorno das atividades: Solicite aos professores que tragam para o encontro os planos de aula a serem aplicados nas próximas semanas, preferencialmente aqueles que foram construídos em colaboração com colegas que lecionam na mesma série.

3. Prepare uma avaliação: Use o Google Form ou outra plataforma de compartilhamento e dispare o formulário para que os professores avaliem os momentos de reunião pedagógica. Importante que contenha questões relacionadas à pertinência e aplicabilidade dos conteúdos trabalhados como também das dinâmicas formativas. Deixe o link preparado para disparar no fim da reunião.

Durante a reunião

1. Convide a todos para a plataforma síncrona escolhida: Faça um acolhimento de boas-vindas aos professores.

2. Indique os objetivos do encontro: Informe que os docentes realizarão uma Tertúlia Dialógica, seguindo o passo a passo indicado no material da Comunidade de Aprendizagem – leitura recomendada para este 8º Roteiro.

3. Sistematize a importância e os sentidos da realização de uma Tertúlia Dialógica: Após a Tertúlia com os docentes, disponibilize os materiais de orientação e reflexão sobre a estratégia, destacando que podem ser perfeitamente adaptados para o trabalho junto aos estudantes. Explique aos professores que a temática discutida no capítulo “Professores Totais” será retomada no próximo encontro presencial.

4. Proponha uma discussão: Agrupe os professores por componente curricular e disponibilize a eles o texto “Tertúlia dialógica: 7 atuações de êxito”, da Comunidade de Aprendizagem. A seguir, sugira a seguinte atividade:


Considerando a possibilidade de realização de Tertúlias Dialógicas literárias, Tertúlias Dialógicas musicais e Tertúlias Dialógicas científicas, discutam as possibilidades de adaptação dessa atividade ao desenvolvimento dos planos de aula no contexto de isolamento social.


5. Promova uma socialização das ideias levantadas durante a discussão dos grupos: Alerte para que as ideias atendam aos processos do desenvolvimento das Tertúlias, em especial sobre o que é e o que não é uma Tertúlia Dialógica.

6. Conduza o encerramento: Peça aos professores que aderirem à proposta para a inserirem em seu planejamento semanal de plano de aula e, depois, compartilhar com os demais. Agende uma participação na aula síncrona em que a atividade será desenvolvida. Solicite autorização para gravação e para compartilhar trechos para o próximo encontro. Ao final, disponibilize o link do formulário para avaliação do encontro.

Consultoria: Sônia Guaraldo, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e consultora do programa Formar, da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA. Foi coordenadora pedagógica e diretora de escolas públicas, e secretária de Educação de Birigui (SP), entre 2008 e 2016.

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