Parceria:

Para obter ajuda

Onde encontrar serviços gratuitos de apoio psicológico

Há opções criadas especificamente para o período de pandemia e outras que existem em caráter permanente. Confira a lista

Se necessário, procure acolhimento e apoio psicológico em serviços profissionais gratuitos. Julia Coppa | NOVA ESCOLA

Existem muitas iniciativas gratuitas focadas no cuidado com a saúde mental que professores e gestores podem recorrer para tentar lidar e amenizar a carga emocional que o momento de pandemia tem proporcionado. Algumas foram criadas por conta do atual período de isolamento, outras existem em caráter permanente – como as ligadas às instituições de ensino superior públicas e privadas, que tradicionalmente disponibilizam o atendimento psicológico para toda a comunidade local por meio das clínicas sociais dos cursos de Psicologia. 

Iniciativas recentes

SOS Apoio Emocional – Oferece atendimento telefônico gratuito para quem precisa conversar durante a pandemia. O serviço é prestado por profissionais especializados em situações de luto, perdas e crise. Iniciativa criada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso. 

Rio de Janeiro – (21) 97504-6070 – da 9h à meia-noite

São Paulo – (11) 98863- 0550 – das 9 à meia-noite

Interior de SP – (19) 99117-0990 – das 10 às 22 horas

Goiânia – (62) 99372-2986 – das 10 às 22 horas

Belo Horizonte – (31) 98399-4602 – das 10 às 22 horas

Vitória – (27) 99858-8280 – das 9  às meia-noite

Natal – (84) 99159-4405 – das 9 às 21 horas

Mapa Saúde Mental – Criado pelo Instituto Vita Alere, reúne informações de variados serviços de apoio psicológico e psiquiátrico em todo o país. 

Apoio emocional para professores – Parceria da ONG Quero na Escola e da Fundação SM, o serviço conecta docentes a psicólogos e psicoterapeutas voluntários para ajudá-los durante a pandemia. Acesse: queronaescola.com.br/apoioemocional/

Opções permanentes 

Região Norte

Universidade Federal do Pará

Por meio da clínica virtual, a instituição oferece atendimento de escuta psicológica do sofrimento psíquico focada neste momento de pandemia. Ao entrar no site, há uma lista com contatos de profissionais voluntários. Todos os agendamentos são realizados apenas por telefone.

Site: https://psicologiavirtual.ufpa.br/in%C3%ADcio

Universidade Federal de Roraima

Pelo Serviço de Atendimento Psicológico, é possível receber acompanhamento psicológico, ludoterapia e psicoterapia individual, além do plantão para situações de crise. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (95) 3623-2391.

Região Nordeste

Universidade Federal do Piauí

A instituição conta com uma iniciativa encabeçada pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (Nujoc). O serviço aproxima os profissionais de saúde mental e público em geral, disponibilizando atendimento psicológico on-line e gratuito para promover bem-estar e aliviar sofrimento em relação ao isolamento social. O contato deve ser feito por e-mail (nujoc.solidariedade@gmail.com) ou preenchendo um formulário no site www.nujocsolidariedade.site.

Universidade Federal de Pernambuco

O Núcleo de Telessaúde (Nutes) da instituição realiza atendimentos virtuais para a população. Os horários de funcionamento e os agendamentos devem ser consultados pelo site do Nutes www.nutes.ufpe.br/

Região Centro-Oeste

Centro Universitário do Distrito Federal

A Clínica-Escola de Psicologia da instituição oferece acolhimento, escuta ativa e intervenções pontuais para as pessoas que precisam de atendimento durante a crise da covid-19. Os interessados poderão realizar três sessões semanais, com duração de 50 minutos cada. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário no site (disponível aqui)

Região Sudeste

Universidade de São Paulo

O Centro Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo mantém o APOIA, serviço com atendimento gratuito e on-line criado para atender pessoas maiores de 18 anos que manifestem sofrimento psíquico relacionado à pandemia e ao isolamento social. Os atendimentos são feitos por membros do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social da USP, sob a supervisão dos professores da instituição.

Site: http://www.ip.usp.br/site/apoiar-atendimento-on-line/.

E-mail: apoiar@usp.br

Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ)

A Clínica Social da SBPRJ realiza atendimento psicanalítico on-line para toda a comunidade. Os atendimentos são individuais para adultos e realizados por profissionais da entidade. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.sbprj.org.br/clinica-social.

Região Sul

Paraná – Governo do Estado 

A plataforma de telemedicina oferece apoio psicológico à população. O serviço é fruto de uma parceria do governo com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP) e conta com profissionais qualificados para prestar o atendimento on-line voluntariamente. O serviço é gratuito e pode ser acessado por meio do aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e iOS.

Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

A entidade faz parte de uma iniciativa com outros órgãos para viabilizar o atendimento solidário da população de maneira on-line e gratuita. Os interessados em receber atendimento devem preencher o formulário (disponível aqui) com perguntas simples, como dados de contato, a situação em que se encontra e o motivo da procura por atendimento. Tel: (51) 3224-3340. 

Serviços Nacionais 

Centro de Valorização da Vida (CVV) 

Esse é um órgão que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo a população em geral de maneira voluntária e gratuita por meio do telefone 188. O serviço é realizado sob sigilo e está disponível 24 horas também por meio de chat e e-mail.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – atendimento gratuito pelo SUS
Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem atendimento psicológico gratuito e com psiquiatras, além de médicos e assistentes sociais. Mais informações no site (disponível aqui).

Mais sobre esse tema