PARA INSPIRAR OS ALUNOS

E-book: criando os próprios brinquedos em casa

Compartilhe com os alunos instruções ilustradas para a criação de uma boneca de pano, um álbum de figurinhas e um jogo de trilha com materiais simples

Aprenda como montar essa boneca de pano e mais outros dois brinquedos para compartilhar com as crianças - Rodrigo Damatti / NOVA ESCOLA

Quem nunca viu uma criança abrir uma embalagem com uma boneca, jogo ou um carrinho, deixar o brinquedo de lado e brincar com a embalagem de papelão? Pois é, a infância é o lugar da imaginação, muitas vezes os brinquedos industriais geram excesso de estímulo, inibindo a força criativa da criança. 

Outro problema são os materiais. Hoje em dia, os brinquedos são produzidos quase exclusivamente de plástico, que, além de poluente, é pobre em textura, peso, cheiro, e não reflete o seu potencial para os sentidos. “As crianças, para aprenderem sobre a vida, precisam estar com os sentidos ativos. Elas precisam ter contato com materiais que falam do mundo e que estimulam o gesto criativo, a moldar, a construir, a compor de formas que não estão predeterminadas”, explica Ana Cláudia Leite, consultora de Educação do Instituto Alana. 

No e-book abaixo, trazemos instruções para os alunos fabricarem os próprios brinquedos em casa, com ou sem o auxílio de adultos. Investir nas próprias criações fortalece a autonomia e a postura ativa da criança no seu desenvolvimento, além de estimular sua imaginação e ajudá-la a reconhecer o valor de cada objeto que fazemos. Compartilhe com os alunos e colegas e... mãos à obra!

BAIXE O ARQUIVO (PÔSTER PARA IMPRESSÃO)

Mais sobre esse tema