PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Geografia: um mapa-múndi da diversão

Incentive as turmas de 1º ano a investigarem a diversidade de brinquedos e brincadeiras de outros países

Os brinquedos são uma ótima forma de integrar as crianças e trazer momentos dinâmicos à sua aula - Rodrigo Damatti / NOVA ESCOLA

Como é a vida em outros lugares, em outros países? Um adulto, talvez, responda como é o clima, como as pessoas costumam se vestir e o que elas comem. Para uma criança, um jeito concreto de conhecer outro lugar do mundo é entender como as crianças de lá desenvolvem suas brincadeiras. 

Nesta sugestão de atividade, os alunos terão contato com imagens-símbolos de diferentes países, tentando identificar de onde elas vêm. A partir dessa apresentação inicial, serão encorajadas a pesquisar, junto a seus familiares, brincadeiras de diversos lugares, e pensar sobre as semelhanças e diferenças dessas brincadeiras no tempo e no espaço. 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: O BRINCAR EM OUTROS LUGARES DO MUNDO

Estimule os alunos a pesquisar brincadeiras e brinquedos de outros países, que podem se tornar sugestões para a turma se divertir 


Indicado para: Turmas de 1º ano

Materiais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp. Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Sala de Aula.

Na BNCC:  EF01GE02 e EF01HI05

PASSO A PASSO

1. Perguntando sobre outros países. Envie para os estudantes o mapa-múndi (acesse aqui) e pergunte: “Você sabe como são outros países?” Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, caso elas já estejam alfabetizadas, um texto com perguntas escritas em "caixa alta". Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional e que os estudantes manuseiam sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) e fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião on-line). Peça para gravarem áudios curtos para responderem à questão, ou que façam um breve comentário na aula on-line.

2. Identificando países por símbolos culturais. Peça aos alunos que acessem o arquivo de problematização (disponível aqui). Nele há imagens de símbolos culturais de diferentes países e regiões. Se os estudantes ou a escola tiverem acesso a impressoras, é possível imprimir o mapa-múndi, bem como as imagens dos símbolos. Eles devem recortar as imagens e dispor sobre os lugares do mundo no mapa, tentando descobrir de onde é a sua origem.

3. Gravando um vídeo da atividade. Peça que os estudantes gravem um vídeo curto mostrando a resolução da atividade. Caso não seja possível imprimir, peça que observem as imagens e respondam por arquivo de áudio. Depois, mostre para elas a que país cada imagem corresponde. Isso pode ser feito no encontro síncrono ou em um pequeno vídeo gravado. 

4. Pesquisando brinquedos de outros lugares. Peça que os alunos pesquisem, juntamente com a família, brincadeiras populares em diferentes países, incluindo aqueles estudados com as imagens-símbolos. O ponto de partida pode ser a pesquisa em países que a família tenha alguma relação: países de onde pessoas da família migraram, países que gostaria de conhecer, do time de futebol admirado, e por aí vai. Peça que as crianças e suas famílias conversem sobre as semelhanças e diferenças das brincadeiras encontradas na pesquisa com as de agora e as de antigamente. É interessante que elas associem cada brincadeira pesquisada ao mapa-múndi do passo anterior.  

5. Sugerindo uma brincadeira à turma. Cada um deve escolher uma brincadeira entre as pesquisadas e enviar para todos. Agrupe a pesquisa e envie para toda a turma. Em um vídeo gravado ou em momento síncrono, diga que os estudantes vão escolher uma das brincadeiras para executar em casa. Dê um tempo para a execução da tarefa. Peça que os alunos façam um vídeo curto mostrando a execução da atividade, caso a brincadeira seja feita  de forma não síncrona.

PONTO DE ATENÇÃO: Muitas brincadeiras são estruturadas para acontecer em grupo, contando com a participação de várias pessoas. Oriente as famílias para o cuidado de pesquisar brincadeiras que sejam possíveis de serem realizadas com poucas pessoas, levando em conta o contexto do ensino remoto.  

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Brinquedos e brincadeiras de outros lugares, criado por Deise Silva Souza, professora-autora do Time de Autores de NOVA ESCOLA. As adaptações para o contexto remoto foram feitas parcialmente pela professora Danielle Ferreira.

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