PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Ciências: De que são feitos os brinquedos?

Mostre aos alunos de 2º ano que nem tudo é de plástico: tecidos, madeira e outros materiais podem proporcionar experiências divertidas e conectar gerações

Bonecas, tabuleiros, jogos, carrinhos, instrumentos: há diversos materiais e formatos a explorar com as crianças - Rodrigo Damatti / NOVA ESCOLA

Perto de 1,38 milhão de toneladas de brinquedos de plástico serão produzidos no Brasil entre 2018 e 2030, segundo pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ainda segundo o estudo, 90% dos brinquedos do mundo são feitos a partir do derivado do petróleo e muitos deles contêm substâncias tóxicas para as crianças. Opções tradicionais feitas de pano, madeira e papel, algumas delas marcantes para o desenvolvimento infantil de várias gerações, acabam sendo minoria nas prateleiras das lojas e nos baús e cestinhas de muitas crianças.

Investigar com a família do que os brinquedos são feitos, agora e no passado, é o objetivo desta sugestão de atividade. A reflexão, além de fazer os alunos compreenderem essa mudança e no que ela implica, cria condições para a troca de informações entre gerações.

Nessa interação, pode aparecer o avô contando e mostrando como se faz um carrinho de lata, ou a mãe montando uma peteca. Tudo isso é a cultura da infância, patrimônio da humanidade, presente nas comunidades tradicionais, como entre os indígenas e os quilombolas, mas cada vez mais raro nas sociedades modernas. A produção desse repertório tradicional é um direito da criança que merece atenção das escolas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: OS MATERIAIS DOS BRINQUEDOS

Promova a investigação e categorização sobre como são feitos alguns dos divertimentos favoritos dos alunos

Indicado para: Turmas de 2º ano
Materiais: Brinquedos de materiais variados que as crianças tenham em casa
Na BNCC: EF02CI01

1. Comece com um texto e uma questão disparadora. Compartilhe com os alunos, por meio do Google Classroom ou outro meio que preferir, o texto a seguir. Peça para que leiam com o apoio de um adulto.

Quem já jogou bolinha de gude ou pulou corda? Essas são brincadeiras de rua do tempo da vovó. Os brinquedos e brincadeiras de antigamente não são os mesmos dos dias atuais. Muitos dos materiais utilizados para fabricação dos brinquedos no passado foram substituídos por outros nos dias de hoje.

Após todos os alunos lerem o texto, levante a questão disparadora da aula: De que são feitos os brinquedos do passado? E do presente? Estimule uma discussão e questione os alunos sobre os materiais usados para fabricar os brinquedos que eles mais gostam.

2. Listando os brinquedos. Divida a turma em grupos (em uma plataforma síncrona ou em sala, caso as atividades presenciais já tenham retornado) para listarem brinquedos que são produzidos com cada um dos materiais abaixo.

- Papel
- Metal
- Plástico
- Tecido
- Madeira
- Vidro
- Borracha

Após terem finalizado a lista, peça que a compartilhem com a turma. Isso pode ser feito por WhatsApp, no Google Classroom ou por outro meio de sua preferência. Converse com os alunos sobre os brinquedos escolhidos.

PONTOS DE ATENÇÃO: A imensa maioria dos brinquedos de hoje em dia é de plástico. Oriente os alunos a elaborarem fazer essa lista a partir dos brinquedos que possuem, e, ao se depararem com a dificuldade em encontrar brinquedos de madeira ou tecido, por exemplo, que pesquisem junto aos mais velhos, como pais e avós, brinquedos do tempo deles que eram produzidos com esses materiais, e então anotem as respostas.

3. Sistematização. Com os alunos, consolide uma lista final de brinquedos da turma e crie uma tabela coletiva para registrar em cada coluna de que eles são feitos. Essa tabela pode ser construída no Padlet, mas também, em um arquivo simples de texto. Proponha a seguinte reflexão:

- Quais materiais eram mais utilizados nos brinquedos de antigamente?
- E quais são mais utilizados nos brinquedos atuais?
- Por que vocês acham que há essa diferença?

4. Convide as famílias. Algum membro da família pode relatar sobre como eram as brincadeiras no tempo em que ele era criança e, se possível, brincar, com o aluno, essas brincadeiras e com esses brinquedos, muitos feitos em casa.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Os materiais dos brinquedos fabricados no passado e nos dias atuais, criado por Helisabety Mendes Barros de Melo, professora-autora do Time de Autores de NOVA ESCOLA. As adaptações para o contexto remoto foram feitas parcialmente pela professora Cíntia Diógenes.