PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Língua Portuguesa: Resenha crítica de jogos eletrônicos

Aproveite o interesse de muitos alunos de 5º ano pelos games para ajudá-los a compreender e a se apropriar do gênero

Que tal envolver as crianças em uma dinâmica on-line com a qual elas tenham familiaridade? - Rodrigo Damatti / NOVA ESCOLA

Em nossa cabeça as ideias fazem parte de um caldeirão de referências e reflexões. Quando é preciso escrever, sabemos da necessidade de estruturar essas ideias em palavras, frases, parágrafos. Isso não acontece nas falas do cotidiano, como quando estamos conversando com um amigo. No entanto, e quando vamos enviar um áudio para a professora, gravar um vídeo sobre um trabalho ou apresentar um seminário? Será que esse texto falado deve ser planejado antecipadamente? 

Nesta aula será utilizado um Vlog de crítica infantojuvenil. O Vlog é um videoblog: blog em formato de vídeo, onde o autor fala de assuntos variados e depois hospeda o vídeo em sites na internet. O foco é que os alunos identifiquem o Vlog como gênero do discurso oral, utilizado em diferentes situações, reconhecendo as características expressivas e composicionais.

Este plano contribui para que o aluno possa também produzir textos para divulgação em meios digitais. A habilidade de uso ético, crítico e reflexivo de tecnologias digitais nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

ATIVIDADE: VLOGS DE CRÍTICA SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS

Trabalhe vídeos e textos sobre games com os alunos para que eles reconheçam semelhanças entre resenha oral e escrita


Indicado para: Turmas de 5º ano

Materiais: Acesso à internet 

Na BNCC: EF15LP13 e EF35LP10


PASSO A PASSO

1. Refletindo sobre a resenha crítica. Promova uma reflexão sobre o gênero que será utilizado na aula, perguntando aos alunos se eles já assistiram a algum Vlog de crítica. Pergunte:

- O que você imagina que é um Vlog infantil de crítica?
- Por que as pessoas fazem e publicam vídeos sobre jogos?
- Para quem esses vídeos de crítica de jogos são produzidos?
- Será que os apresentadores de Vlogs preparam antecipadamente o que vão falar?

Acolha as respostas para retomá-las após a exibição do vídeo. Nesta etapa, é possível também apresentar o tema antecipadamente para os alunos por áudio ou vídeo, enviando as perguntas, para eles anotarem as respostas no caderno, enviando de volta. Se dispuser de encontros síncronos, é também possível fazer toda a atividade na plataforma escolhida, promovendo a reflexão prévia na hora e exibindo o vídeo do próximo passo.

PONTO DE ATENÇÃO: Os alunos podem desconhecer o que é um Vlog de crítica. Também podem acreditar que não é necessário planejar o texto oral, ou mesmo acreditar que o trabalho com a oralidade é “menos importante”, pois geralmente as escolas oferecem pouco espaço para atividades dessa natureza.

2. Apresente um exemplo de Vlog de crítica infantil. Peça que os alunos assistam ao vídeo abaixo, que traz uma crítica sobre duas versões do jogo The Sims. Oriente os alunos a observarem, durante a exibição do vídeo, a postura e expressão facial da apresentadora, seu jeito de falar, gestos, imagens, cenário.

3. Explique o que é um Vlog. Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos se as expectativas que eles tinham antes de assistirem ao vídeo se confirmam ou se há alguma novidade. Aproveite para explicar que esse vídeo é um Vlog, um videoblog em que a apresentadora faz uma crítica sobre um produto cultural dirigido ao público infantojuvenil e hospeda o vídeo em sites na internet. O conteúdo do Vlog é de escolha de quem o produz, e há vlogs sobre assuntos variados. Retome a função social do Vlog, que representa um espaço para produção e divulgação de ideias. O Vlog, por alcançar grande número de pessoas, pode influenciá-las através do conteúdo postado pelos vloggers, que interagem com os espectadores por meio desse espaço midiático.

4. Analisando diferentes aspectos do vídeo. Promova uma conversa sobre os aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais) observados no vídeo e que são próprios dos textos orais. É importante que os alunos compreendam que esses aspectos contribuem para a construção do sentido do texto oral. Pergunte aos alunos se eles imaginam que a apresentadora do vídeo preparou antecipadamente o texto que apresentou ou se falou tudo de improviso. É importante que os alunos compreendam que houve um preparo do que se pretendia dizer e também uma seleção prévia dos trechos do jogo que ilustraram a resenha crítica. Mesmo que a apresentadora tenha improvisado alguma fala, houve planejamento do texto oral. Esse reconhecimento da importância do planejamento da resenha crítica oral é necessário para que, em uma próxima aula, eles possam realizar o planejamento de uma resenha crítica oral produzida por eles.

5. Compartilhe um exemplo de resenha crítica escrita. Envie aos alunos o texto RESENHA: Minicraft, e peça que façam a leitura como lição individual. Apresente o texto em seu suporte original para que os alunos compreendam melhor a sua função social. Aproveite para explorar com a turma a página em que o texto está publicado (links de compartilhamento, anúncios, imagens, links que conduzem a outros textos). Assim, os alunos podem compreender que a leitura de um texto no ambiente digital oferece percursos diferentes de leitura. Peça que, após a leitura, os alunos façam e gravem uma síntese oral do texto para garantir que compreenderam, e envie de volta o áudio gravado. 

6. Identificando semelhanças e diferenças nos tipos de resenha. Promova um momento de comparação de semelhanças e diferenças que podem ser observadas entre as resenhas críticas escrita e oral. Nesse momento, é importante que os alunos percebam o que há em comum entre os dois textos, como as etapas de planejamento do texto, apresentação do jogo, avaliação e recomendação do jogo. Oriente os alunos a registrarem suas observações no caderno. É possível usar recursos como o Padlet para montar um quadro comparativo com as respostas enviadas pelos alunos. Promova um momento de reflexão coletiva sobre as respostas, avaliando o que todos pontuaram e fazendo ajustes e complementações, caso seja necessário. 

7. Encerrando a atividade: Oriente os alunos a registrarem no caderno ou por áudio o que aprenderam na aula sobre as diferenças e semelhanças entre a resenha crítica oral e a escrita.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Resenha crítica e Vlog infantil de crítica criado por Rosemary Aparecida da Silva, professora-autora do Time de Autores de NOVA ESCOLA. A adaptação para o contexto remoto foi feita pela própria autora. 

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