Alfabetização: a oralização da escrita a partir de tirinhas
Atividade aplicada por professora de Tietê trabalha o significado dos símbolos, a leitura e a escrita a partir da história elaborada oralmente
Quando se iniciou o ano letivo de 2020, em fevereiro, a professora Soraia de Lima Nunes, da EMEB Carlina Alves de Lima, em Tietê, interior de São Paulo, tinha cinco alunos alfabetizados na turma do 1º ano. Uma pandemia e sete meses depois são quase 20 alunos lendo e escrevendo integralmente. O segredo? Atividades precisas, descomplicadas, e uma parceria potente com a família.
“No começo, os pais ficaram ansiosos e eu também. Estavam com muito medo que os filhos perdessem a oportunidade daquele ano aprender a ler e escrever. A partir de então, converso com a família o tempo todo, fortalecendo o vínculo e a confiança. O que descobri foram mais alfabetizadoras”, conta Soraia.
E essa relação lá no comecinho, mesmo antes de a rede de ensino oferecer um site próprio para o ensino remoto. Tão logo as escolas fecharam, Soraia montou um grupo de WhatsApp com os pais. “Eu já comecei a passar os sons vocálicos e tudo que deveria ser trabalhado com eles. Eles me respondiam com vídeos dos alunos, áudios. Funcionou.”
Nesta Sugestão de Atividade, a professora propõe a leitura e a escrita através de tirinhas. Os alunos serão estimulados a ler os desenhos e elaborar a história oralmente. Da palavra dita para a palavra escrita, lida e reescrita será um pulo. Confira.
ATIVIDADE: ALFABETIZAÇÃO E ORALIDADE
Confira a atividade, possível de ser desenvolvida em momentos síncronos e assíncronos com as crianças
Indicado para: Turmas do 1º e 2º ano
Materiais: Tirinhas, papel, programa de texto simples e aplicativos de comunicação (como o WhatsApp)
Na BNCC: EF01LP18, EF01LP19, EF01LP20, EF01LP21, EF0LP22, EF0LP23 e EF01LP24
Duração: De 30 a 50 minutos
PASSO A PASSO
1. Apresente às crianças tirinhas de histórias em quadrinhos: A seleção pode incluir também infográficos e vídeos, explorando o universo de leitura das imagens, e pedindo para que elas, nessa etapa, observem. Sugestão de material: histórias de contos de fada já fazem parte do repertório das crianças, e por isso podem ser mais fáceis de trabalhar.
2. Solicite um relato das crianças: Em um segundo momento peça que a criança faça um relato passo a passo do que ela vê em cada cena de cada quadro da tirinha. Aqui, os alunos vão organizar o pensamento na sequência relacionado à cena e deverão construir a história conforme os desenhos e a sua própria imaginação.
3. Escreva o relato dos alunos e leia para eles, respeitando exatamente as palavras usadas pela turma: Se o professor estiver fazendo a atividade em momento síncrono, é possível escrever o relato em um arquivo de texto, com todas as letras maiúsculas, e compartilhar a tela com todos, ou então escrever em uma folha de papel e mostrar para todos.
4. Solicite que as crianças releiam o que foi anotado: No caso das crianças do 1º ano, a ideia é que ela se expresse por meio da oralidade fazendo relação com o símbolo que é o desenho e o significado que é a linguagem oral neste contexto.
5. Para finalizar: Peça que a criança copie em uma folha ou no caderno o texto construído juntamente com a turma e o professor ou com o ajudante da família.
Este plano foi elaborado pela professora de alfabetização Soraia de Lima Nunes, professora da EMEB Carlina Alves, do município de Tietê.
Mais sobre esse tema