Sugestão de Atividade

Quem tem medo de (contos de) assombração?

Dirigida para o 5º ano, atividade propõe a narrativa de assombração, muito popular entre crianças e adolescentes, para introduzir o conto como gênero literário

A professora de Língua Portuguesa Vera Saconi, da EMEB Professor Milton Soares de Camargo, trabalhou contos de assombração com os alunos do 5º ano. Foto: Mariana Pekin/NOVA ESCOLA

Em 22 de agosto celebramos o Dia do Folclore, data que marca a importância da cultura tradicional, nossos mitos e lendas. Diante do interesse dos alunos pelas narrativas folclóricas, a professora de Língua Portuguesa Vera Renata Vire Saconi, da EMEB Professor Milton Soares de Camargo, de Tietê, interior de São Paulo, decidiu fundir a realidade e a imaginação de forma concisa, literária e artística, de forma a atrair os jovens para a leitura a partir dos contos de assombração. 

“Por tratar-se de uma narrativa curta, o conto tem se constituído em um dos gêneros textuais mais sugestivos e atraentes para chamar atenção do leitor, principalmente pré-adolescentes, e esse foi um grande disparador para a elaboração desta atividade: interesse e atração, explica. 

É importante lembrar que os contos do ato de ouvir e contar histórias, conceitos que podem ser trabalhados conjuntamente com os professores de História, remetem a textos de memórias que fazem parte do imaginário popular.


ATIVIDADE: Quem tem medo de assombração? 

Animação é ponto de partida para trabalhar o gênero literário 


Indicado para: Turmas do 5º ano

Materiais: Curtas de animação, textos explicativos sobre o gênero e suas características, imagens, sugestões de músicas, filmes e contos

Na BNCC:  EF15L02, EF35LP26, Ef15LP22, EF35LP01, EF35LP03 e EF35LP04


PASSO A PASSO

1. Faça a tematização: Mostre o curta animado Alma para a turma. A exibição pode ser feita em um momento síncrono, compartilhando a sua tela, por exemplo, ou enviando o link no chat e dando um tempo para que todos assistam. Caso isso não seja possível, envie com antecedência o link do curta para as turmas, por meio do WhatsApp ou de outra plataforma adequada para a realidade da sua turma. 

Sobre o curta: Dirigido por Rodrigo Blaas, a animação de cinco minutos, produzida em 2009 conta a história de uma garota que passa pela vitrine de uma loja de brinquedos e se surpreende ao ver uma boneca parecida com ela, a partir daí desenrola-se o enredo de assombração. 

O vídeo é o disparador para o assunto, e além de oferecer uma reflexão aos alunos sobre esse tipo de animação, os recursos audiovisuais utilizados, a temática tratada, a escolha das imagens, as ações apresentadas pelos personagens, momentos inesperados de clímax e suspenses traçam um paralelo com o texto literário que será oferecido posteriormente como exemplo de conto de assombração.

PONTO DE ATENÇÃO: Este plano, idealmente, deve ser introduzido dentro de uma sequência didática que trate de gêneros literários e suas especificações. 

2. Apresente as características do gênero conto de assombração para a turma: Fale sobre a narrativa curta ambientada em local tenebroso, despertando suspense e medo. É importante também destacar a função das situações iniciais, argumento, clímax e desfecho. 

3. Elabore os conceitos: Agora que os alunos já conhecem um pouco sobre a história, a origem e as principais características dos contos, peça que eles respondam às seguintes perguntas por escrito. 

- Qual é a origem do conto? 

- O que caracteriza o texto conto? 

- O que torna o conto de assombração diferente do conto de fadas ou o de aventura? 

- Por que se pode dizer que o conto de assombração é uma narrativa? 

- Como é caracterizada a linguagem do texto conto de assombração? 

- Escreva duas características que marcam o estilo do gênero conto de assombração. 

- Por que razão as pessoas leem contos? 

- Qual o enfoque preferencial do conto de assombração?

Essa etapa pode ser feita em momento síncrono ou enviada como atividade individual. Avalie qual é a melhor forma de trabalhar, respeitando a realidade da sua turma. 

4. Após relembrar conceitos, apresente o texto literário: Aqui é possível encontrar uma variedade de contos de assombração. A seguir, levante as seguintes questões com a turma:

- Quem é o narrador da história?
- Quais são os personagens da história?
- Em que local e tempo se passa a história? 
- Qual o conflito do conto?
- O que desencadeou o auge do conflito e a criação do clímax no conto?
- Qual o desfecho do conto? 

5. Conduza um fechamento da atividade: 
Peça para os alunos responderem às questões acima e discuta com a turma as respostas esperadas. Isso pode ser feito em um momento síncrono (videochamada) ou assíncrono, com a ajuda da família. Além de trabalhar a atividade, aproveite o momento síncrono (caso seja possível) para fortalecer o vínculo com as crianças ou mandar áudios que traduzam o mesmo sentimento ("Muito legal ver e falar com vocês", "Logo estaremos juntos" etc.).   

Esta sugestão de atividade foi criada por Vera Renata Vire Saconi, professora de Português da EMEB Professor Milton Soares de Camargo, de Tietê (SP).

Mais sobre esse tema