Sugestão de Atividade

Jornal da Turma: uma forma de registro das experiências em 2020

Essa é uma forma de documentação pedagógica eficiente e criativa, que transforma em reportagem as vivências das crianças e da família

Uma das publicações produzidas a partir dos registros de uma turma da EMEB Aldino Pinotti. Em vez de “jornal”, os alunos preferiram chamá-la de “revista”. A essência, porém, é a mesma: documentar. Foto: Mariana Pekin/NOVA ESCOLA

A sugestão de prática a seguir trabalha o registro das atividades feitas pelos alunos, sozinhos ou com suas famílias, como forma de produzir a memória da turma. Nela, a turma é convidada a relatar suas experiências em áudios, vídeos e fotos, que serão transformados pelos professores em reportagens agrupadas em um jornal.

Além de favorecer a troca de experiências vividas em família, como a produção de receitas, massinha caseira, histórias, a atividade cria um senso de identidade e pertencimento a partir das próprias vivências dos alunos, compartilhadas entre todos. Resultado: laços fortalecidos entre escola, crianças e comunidade.

“Na nossa experiência, os instrumentos de registro são muito bem avaliados nos grupos de WhatsApp, tanto pelas crianças, através dos áudios, quanto pelos adultos”, comenta a coordenadora pedagógica da EMEB Aldino Pinotti, em São Bernardo do Campo (SP), Jéssica Maria de Campos Matsumoto.

Na escola de Jéssica, diretores e coordenadores acompanham todo o gerenciamento dos grupos de WhatsApp, por onde chegam os relatos - e elas disponibilizam um e-mail também, mas que costuma ter menos uso em comparação com os grupos.

Quer saber como fazer isso também com a sua turma? Mãos à obra!

PRÁTICA: PRODUÇÃO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE COM O JORNAL DA TURMA

Uma forma criativa de elaborar a documentação pedagógica

Indicado para: Todas as turmas do Ensino Fundamental 1

Materiais: WhatsApp, e-mail ou outra plataforma de mensagens e editor de texto e imagem - Word, Padlet, Canva, Google Apresentações etc.

Duração: Permanente (esta é uma prática que pode ser adotada como parte da rotina da classe)

Na BNCC: EF01LP20, EF01LP21 e EF0LP22

1. Faça a proposta e combine as regras: Se a turma já não tiver grupo de WhatsApp, avalie com a coordenação a criação de um, seja neste ou em outro aplicativo de mensagens similar - ou até mesmo em ambientes como os grupos fechados do Facebook. Proponha a criação de um jornal com reportagens sobre as atividades da turma e discuta com os alunos como esse jornal será, que nome terá e a imagem símbolo do jornal.

Coloque as sugestões em votação para que o processo seja participativo. A enquete pode ser feita no próprio grupo ou via formulário (o Formulários Google é opção simples e gratuita, mas há outras ferramentas no mercado). As crianças também devem ser consultadas e opinar sobre as estratégias e regras da dinâmica.

2. Colete as informações: É possível escrever um texto introdutório, que deve ser curto e objetivo, com o tema central, como um primeiro texto da publicação, e depois desdobrar o assunto a partir das narrativas dos alunos. Incentive a todos que documentem o que estão fazendo com áudios, fotos e vídeos, e que posteriormente façam uma reflexão sobre como foi fazer aquela atividade. Eles podem enviar no próprio grupo de WhatsApp ou em e-mail disponibilizado exclusivamente para essa finalidade.

PONTOS DE ATENÇÃO: Para que o professor possa criar uma mini-história a partir dos relatos, e também para que todos possam observar efetivamente como está sendo a experiência de cada um em casa, é importante que os relatos sejam os mais naturais possíveis. Não incentive, por exemplo, que os alunos façam fotos posadas. Uma opção é que eles mandem videos, dos quais você pode extrair frames (“fotografias” de uma cena específica) para a ilustração dos textos. A expressão facial das crianças é muito importante para o reconhecimento delas e da turma. Afinal, é um jornal, e o mais importante são os fatos concretos.

3. Realize uma curadoria: Esse é o momento em que o professor deve ser cuidadoso na observação dos alunos e suas práticas e naquilo que é mais importante para a turma. Por isso, organize o material e faça a seleção com calma. A curadoria em um segundo momento, distanciada do grupo, vai favorecer a sua reflexão.

PONTO DE ATENÇÃO: Crie pastas em um arquivo, como o Google Drive, Mega, ou no próprio computador, com os nomes das crianças, e guarde lá os relatos que vão chegando. Isso ajudará a não sobrecarregar a memória do celular.

4. Monte o jornal: Escolha uma ferramenta para editar os textos, fotos e vídeos. O mais importante aqui é escolher o recurso com o qual você sinta mais conforto. Uma possibilidade é usar os softwares do Microsoft 365 (o antigo “pacote Office”), como o Word e o PowerPoint. Aplicações gratuitas, que podem ser usadas diretamente no navegador de internet, como o Canva e o Google Sites, também são boas pedidas.

5. Publique: Compartilhe o jornal com a turma e a família, incentivando-os a compartilharem o material com outras pessoas, como avós, amigos de outras escolas e vizinhos. Peça, ainda, que eles deixem comentários sobre o trabalho feito em conjunto.