Material do gestor

Conheça os livros sobre documentação pedagógica e um dos textos usados na formação

Além de separar referências bibliográficas, a coordenadora Jéssica produziu um documento para a equipe estudar. Conheça-o

O livro infantil A Primavera da Lagarta, de Ruth Rocha, faz sucesso entre as crianças da escola, mas também conquistou os adultos - tanto que foi parar no material de formação da equipe. Foto: Mariana Pekin/NOVA ESCOLA

Escuta, diálogo, registro, memória, relações interpessoais, são palavras mais ou menos comuns ao ambiente escolar. Mas o que, exatamente, está por trás desses termos? A formação desenvolvida pela coordenadora pedagógica Jéssica Maria de Campos Matsumoto, da EMEB Aldino Pinotti, em São Bernardo do Campo (SP), cujo foco é a documentação como forma de estreitar vínculos e difundir a intenção do aprendizado, usou o texto "Considerações em torno do ato de estudar", do mestre Paulo Freire, como ponto de partida para o estudo.

Isso porque, antes de mais nada, é preciso incentivar a “curiosidade, o espírito investigador, a criatividade” do educador.

A estratégia central do plano pedagógico de Jéssica foi tirada do texto "Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana", organizada por Paulo Fochi para o Observatório da Cultura Infantil (Obeci). “Com a pandemia, adaptamos [o ato de documentar] para os contextos vividos atualmente, longe dos espaços escolares. Mesmo assim, os registros não poderiam deixar de ter o cunho pedagógico, o olhar dos professores sobre o saber e as aprendizagens das crianças”, explica a coordenadora. 

Mas Jéssica fez mais. Ela construiu uma espécie de plano de estudos com valiosas orientações práticas para a equipe, baseando-se nos textos já citados. Outra referência é um dos livros infantis queridos pelas crianças da escola e que integra o acervo da biblioteca: A Primavera da Lagarta, de Ruth Rocha. E ao final ainda fez uma lista de livros sobre o tema. 

Se você ficou interessado em conhecer o material, NOVA ESCOLA sacia a sua curiosidade: baixe o arquivo clicando no botão abaixo. Ele está disponível na íntegra, exatamente como Jéssica o produziu. Você pode acessá-lo e, quem sabe, anotar alguns títulos na sua lista de próximas leituras.

BAIXE O ARQUIVO

Mais sobre esse tema