Para colocar em prática

Ensino remoto: banco de ideias para atividades com nome próprio

Reunimos práticas que circulam pelo ambiente escolar e adaptamos para usar com a sua turma a distância

Aluno brincando com letras móveis.
Atividades com nome próprio podem apoiar a construção do aprendizado sobre o sistema de escrita. Foto: Lana Pinho/NOVA ESCOLA

O nome próprio é trabalhado na Educação Infantil com o objetivo de proporcionar reflexões e aprendizagens para os pequenos no que se refere à construção da escrita. É possível continuar com essa proposta no 1º ano do Ensino Fundamental.

Para apoiar este trabalho, reunimos uma série de sugestões de práticas deste tema que circulam pelos espaços escolares e que podem ser adequadas para o ensino remoto. O documento disponível para download no botão abaixo é um banco de ideias que pode ser consultado para inspirar o seu planejamento com nome próprio. Além das indicações gerais sobre as atividades, apresentamos também o que você precisa garantir para o sucesso das propostas e quais são os objetivos da BNCC que se relacionam com as sugestões apresentadas. Para saber mais sobre o trabalho com nome próprio, confira a reportagem “Por que usar nome próprio na alfabetização” clicando aqui.

BAIXAR BANCO DE IDEIAS