PARA USAR COM OS ALUNOS

4º e 5º ano: Aprendizagens prioritárias de Matemática com recipientes e gráficos

Nas propostas a seguir, veja como trabalhar o cálculo da divisão a partir da capacidade de um caminhão-tanque e proponha uma pesquisa sobre dados de outras áreas do conhecimento

Ilustração de menina fazendo atividades de medidas com fita métrica, medidor de líquidos e relógio.
Ilustração: Juliana da Costa/NOVA ESCOLA

Na volta às escolas, trabalhar habilidades de Matemática com um olhar para o cruzamento entre diferentes unidades temáticas e por meio de atividades que estejam relacionadas ao cotidiano dos alunos pode ser boa estratégia.

Em parceria com o professor de Matemática Fernando Barnabé, integrante do Time de Autores e do Time de Formadores de NOVA ESCOLA, elaboramos duas sugestões de atividades com importantes habilidades a serem observadas no 4º e no 5º ano.

Para as duas propostas a seguir, a intenção foi abordar mais de uma habilidade, proporcionando o desenvolvimento delas de maneira mais significativa para o aluno. Confira:

divisória de atividade

ATIVIDADE PARA O 4º ANO: DIVISÃO E CAPACIDADE DE RECIPIENTES

Habilidades da BNCC:

EF04MA07 - Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

A contextualização proporcionada pelo trabalho com a habilidade sobre medidas de capacidade permite explorar o conceito de divisão. A operação de divisão será muito importante nos anos seguintes, em virtude dos cálculos mais elaborados baseados nela, como equações e expressões numéricas e algébricas, estudados já nos anos finais do Ensino Fundamental.

Como trabalhar com os alunos em sala:

1. Problema de divisão. Proponha aos alunos que resolvam algum problema relacionado à habilidade EF04MA20M, discutindo a capacidade de recipientes.

2. Capacidade em recipientes. Depois, proponha um problema mais elaborado, que esteja relacionado com grandes capacidades a serem divididas em recipientes pequenos. Por exemplo:

Um caminhão-tanque com 3.500 L de água vai atender a uma comunidade remota, por conta de um problema no abastecimento de água do local. A prefeitura tem três tipos de baldes para distribuir para a população: de 5 L, de 7 L e de 20 L. Qual seria o número de vezes que cada tipo de balde precisaria ser enchido caso apenas um tipo deles fosse usado para distribuição da água?

3. Compartilhando estratégias de resolução. Socialize as estratégias de resolução e use o algoritmo da divisão para verificar com a turma a compreensão do sistema de numeração decimal.

Como trabalhar com os alunos em casa:

O uso de recursos digitais é uma boa estratégia para o trabalho remoto. Para isso, elaborar atividades assíncronas usando Wordwall ou Flippity, criando jogos simples que discutem o tema, são bons recursos para este momento.

divisória

ATIVIDADE PARA O 5º ANO: COMPREENDENDO GRÁFICOS

Habilidade da BNCC:

EF05MA24 - Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

O que se espera dos alunos com essa habilidade?

Essa é uma habilidade relacionada ao conceito de pesquisa, visto que esse é um ponto da estatística bem importante para a compreensão de gráficos, tabelas e para estruturar argumentos sobre algo pesquisado. Esse movimento continuará acontecendo, cada vez com mais intensidade, nos anos seguintes, não só em Matemática, mas em todas as áreas do conhecimento.

Como trabalhar com os alunos em sala:

1. Pesquisa. Proponha aos alunos que pesquisem diferentes tipos de gráficos relacionados a informações de outras áreas do conhecimento: Geografia, História, Língua Portuguesa ou Ciências. Podem ser informações sobre a renda da população, sobre o poder de compra do brasileiro na pandemia, sobre os casos de covid-19, sobre o número de desempregados etc.

2. Texto sobre os gráficos pesquisados. Peça aos alunos que redijam um texto indicando o máximo de informações possível que podemos extrair do gráfico. Socialize algumas das produções e verifique se a turma consegue extrair outras além da que cada aluno indicou.

3. Priorize gráficos de linhas e colunas. Faça uma análise prévia para escolher os gráficos mais interessantes, priorizando gráficos de linhas e colunas. Caso algum aluno tenha trabalhado com gráficos de setores, discuta com a turma como eles identificam as informações nesse tipo de gráfico, visto que isso ainda não foi estudado.

Como trabalhar com os alunos em casa:

A construção e leitura de gráficos a partir de planilhas eletrônicas se dá de maneira prática, visto que são recursos gratuitos e que permitem estudar tipos de gráficos diferentes para uma mesma base de dados. Além disso, o próprio professor pode preparar um formulário de pesquisa junto com a turma (usando o Google Formulários, por exemplo), para que todos usem o mesmo instrumento de pesquisa. Após os dados serem colhidos, o professor disponibiliza as informações e pede para que a turma trabalhe sobre eles em busca de uma melhor escolha gráfica para a representação.

divisória