PARA USAR COM OS ALUNOS

1º ao 3º ano: Aprendizagens prioritárias de Matemática com medição, embalagens e figuras geométricas

Confira três sugestões de atividade que combinam habilidades de diferentes unidades temáticas da BNCC de Matemática para trabalhar com os alunos no retorno às escolas

Ilustração abstrata de aluna medindo através de marcações na parede a altura de suas colegas e professora.
Ilustração: Juliana da Costa/NOVA ESCOLA

Fazer boas escolhas será o primeiro passo para que a retomada, ainda que parcial, do ensino presencial ocorra sem atropelos. Para isso, é importante ter às mãos as habilidades essenciais a serem trabalhadas em cada turma e ciclo, assim como as atividades e estratégias de ensino que privilegiam o foco que se pretende.  

Em parceria com o professor de Matemática Fernando Barnabé, integrante do Time de Autores e do Time de Formadores de NOVA ESCOLA, elaboramos três sugestões de atividades com importantes habilidades a serem trabalhadas e observadas no segundo semestre.

Para todas as propostas de atividade aqui indicadas, a intenção foi a de abordar mais de uma habilidade, proporcionando o desenvolvimento delas de maneira mais significativa para o aluno. “O conhecimento Matemático está relacionado entre as unidades temáticas propostas pela BNCC e é possível levantar discussões entre esses temas de estudo”, sugere Fernando. Confira:

divisória de atividade

ATIVIDADE PARA O 1º ANO: GEOMETRIA E CONTAGEM


Habilidades da BNCC: 

EF01MA08 - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

EF01MA14 - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

O que se espera dos alunos com essas habilidades? 

Desenvolver estratégias de contagem de elementos auxilia os alunos a refletirem sobre estratégias de cálculo. Essas estratégias são muito úteis para a compreensão das características do sistema de numeração decimal, base para a representação dos números e para a utilização posterior de algoritmos mais elaborados, como o da multiplicação e o da divisão. A relação aqui estabelecida com a Geometria dá a oportunidade de entender que a Matemática não se resume somente a números e cálculos.

Como trabalhar com os alunos em casa:

1. Apresente figuras planas. Divida a turma em duplas. Entregue para cada grupo um conjunto de figuras planas recortadas, e que contenham círculos, retângulos e triângulos, de modo que o total das figuras não ultrapasse 30 elementos para cada dupla. 

PONTO DE ATENÇÃO: É importante lembrar de respeitar o distanciamento entre os alunos que formarem as duplas. 

2. Identificando as formas. Proponha questões que auxiliem os alunos a identificar as formas geométricas envolvidas: 

- Quais são os tipos de figuras que temos sobre a mesa? 

- Como vocês identificaram cada uma delas? 

3. Características das figuras. Com poucas palavras, anote as características das figuras no quadro (lembrando-se de manter a caixa-alta no registro), lendo junto para a turma o que está registrando. 

4. Identificando as formas em sólidos geométricos. Proponha aos alunos que identifiquem essas figuras planas em sólidos geométricos (é possível oferecer alguns para eles ou usar embalagens vazias para isso). Peça aos alunos que contem e registrem quantos elementos de cada tipo eles têm quando analisamos círculos, triângulos e retângulos. Eles podem criar um quadro com o desenho de cada um e a quantidade encontrada logo abaixo.

5. Contando os sólidos. Depois, solicite que as duplas descubram duas maneiras diferentes de encontrar o total de elementos que eles têm, juntando todas as figuras geométricas que lhes foram entregues.

6. Sistematização. Por fim, estimule os alunos a compartilharem as resoluções com a turma. É possível criar um mural com todas elas, de maneira que eles consigam conhecer e aprender com os percursos usados pelos outros colegas.

Como trabalhar com os alunos em casa: 

O uso de recursos digitais é uma boa estratégia para o trabalho remoto. Para isso, elaborar atividades assíncronas usando Wordwall ou Flippity, criando jogos simples que discutem o tema, são bons recursos para este momento. Como a Geometria favorece o uso de recursos visuais, esta pode ser uma boa oportunidade para utilizá-los.

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ATIVIDADE PARA O 2º ANO: MEDINDO EM SALA


Habilidades da BNCC:

EF02MA06 - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

EF02MA16 - Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

O trabalho com as operações torna-se mais significativo quando usamos o contexto proporcionado pela grandeza e comprimento nesta atividade. Assim, além de compreender que o estudo no campo numérico é essencial ao longo de toda a Educação Básica, conseguimos identificá-la em diferentes frentes.

Como trabalhar com os alunos em sala:

1. Leve instrumentos de medição para os alunos. Traga para sala de aula algumas réguas de 30 centímetros de comprimento, metros de carpinteiro e trenas (estes dois últimos somente se houver essa possibilidade).

2. Medindo o contorno da sala. Diga aos alunos para se dividirem em duplas (respeitando o distanciamento necessário). Proponha que, com um dos instrumentos de medida de comprimento (régua, metro de carpinteiro ou trena), os grupos meçam o contorno da sala. Para isso, além dos instrumentos de medida, os grupos precisarão trabalhar com um caderno para registro das medidas obtidas e esboço do desenho da sala. Solicite que eles registrem todas as estratégias que utilizarem para obter as medidas da sala, inclusive qual o comprimento total do contorno (perímetro).

3. Faça perguntas para estimular os alunos. Enquanto as duplas constroem o esboço e identificam as medidas, o professor deve circular pela sala fazendo perguntas que promovam a reflexão sobre a prática, instigando a turma a usar e ousar em suas estratégias de resolução para o problema proposto. Por exemplo: Como poderemos medir o canto da sala se lá há um armário bem pesado? Precisamos retirá-lo para medir? Qual seria outra maneira de se fazer?

4. Converse sobre os resultados. Depois de realizadas as medições, o professor promoverá uma roda de conversa sobre as estratégias de adição utilizadas pela turma para chegar às medidas encontradas, com um painel de soluções. Use esse momento para verificar a compreensão do sistema de numeração decimal por parte da turma, e das características dele (base 10, aditivo, multiplicativo). 

5. Meça outros objetos com a turma. É possível também propor outras medições de comprimento para ampliar o trabalho com as duas habilidades indicadas. Por exemplo: Vamos colar uma fita no contorno da tampa da caixa de sapato para decorá-la. Quantos centímetros serão utilizados? E se forem duas caixas, quantos centímetros utilizaremos?

Como trabalhar com os alunos em casa:

O professor pode propor que os alunos façam o mesmo movimento usando uma das peças da casa onde vivem e compartilhando as informações verificadas usando o Google Jamboard ou o Google Desenho para construir sua representação do ambiente escolhido.

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ATIVIDADE PARA O 3º ANO: PESQUISA DE EMBALAGENS


Habilidades da BNCC:

EF03MA20 - Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama) e reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

EF03MA27 - Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

EF03MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

O trabalho com outras grandezas, para além das medidas de comprimento, oferece ao aluno uma perspectiva diferente do que muitas pessoas carregam consigo, compreendendo bem os múltiplos e divisores do metro, mas não compreendendo outras unidades de medida usuais, como as de capacidade. Além disso, trabalhar com dados estatísticos a partir de pesquisas é um passo importante para a compreensão de informações apresentadas por textos, gráficos e tabelas em diferentes contextos.

Como trabalhar com os alunos:

1. Busca por embalagens. Proponha aos alunos que pesquisem embalagens vazias de produtos em que o conteúdo seja medido em unidades de medida de capacidade (mL ou L). 

2. Comparando capacidades. Feito isso, peça que os alunos comparem as embalagens e suas capacidades em uma grande roda de discussão, verificando quais são as maiores e quais são as menores. Lembre-se de sempre fazer perguntas que promovam a reflexão sobre o que estão analisando, sem dar a resposta para eles. 

3. Registrando as capacidades em uma tabela. Depois de organizadas as embalagens em ordem crescente, peça para que eles criem uma tabela com as informações das embalagens obtidas, identificando quantas de cada capacidade foram arrecadadas pela turma.

4. Criando um gráfico. Depois de produzida a tabela, peça que eles elaborem um gráfico de colunas simples que represente os dados apresentados na tabela. Socialize algumas das produções e discuta as estratégias utilizadas para a elaboração. Lembre-se de apontar também as características de um gráfico (título, fonte, eixos etc.).

5. Mostre outros gráficos. Caso entenda ser necessário, você pode apresentar outros gráficos similares e fazer perguntas sobre os dados apresentados neles: do que se trata este gráfico? O que podemos afirmar sobre os dados que ele apresenta? Você conseguiria construir uma tabela para as informações apresentadas por ele?

Como trabalhar com os alunos em casa:

Os alunos podem desenvolver a pesquisa individualmente, organizando os dados e elaborando os gráficos com o auxílio de planilhas eletrônicas e socializando suas construções com os demais colegas, juntamente com as fotos das embalagens utilizadas para a pesquisa. O professor pode, inclusive, organizar uma exposição virtual dos resultados obtidos pela turma.

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Habilidades essenciais na ponta da língua:

Ter em mente as habilidades prioritárias da BNCC foi importante para os professores no momento em que as aulas presenciais foram interrompidas. Agora, nesta volta às salas de aula, fazer as escolhas certas para que o essencial na aprendizagem seja garantido facilitará o processo para professores e alunos. Acesse o Especial Replaneje e baixe a tabela com as habilidades inegociáveis da BNCC de Matemática.

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