Para usar com seus alunos

Da oficina de costura para o caderno

Baixe um PDF com os problemas matemáticos criados por Jussara Schmitz e inspirados no cotidiano das costureiras

Alunos do EEB Frei Godofredo, em Gaspar (SC), tiram medidas e fazem anotações dentro do projeto Costurando a Matemática
Foto: Luiz Criewall/Nova Escola

A professora Jussara Schmitz conta que as visitas às oficinas de costura de Gaspar (SC) serviram de inspiração para a elaboração de problemas matemáticos.

“Tudo isso foi inspiração para uma Matemática que se tornasse realmente atrativa, que fosse vivida por eles. Porque é diferente eu pegar um livro didático, criar uma situação-problema [por exemplo] uma quantidade tal, de uma pessoal tal...  Agora, falar da Cristiane, que eles conheceram... Serve até para eles darem valor a esse trabalho cansativo”, explica.

Quer saber quais os problemas elaborados por Jussara a partir das visitas? Então baixe o PDF abaixo.

BAIXE O PDF