Para sua formação

Seis livros para sua aula de Matemática

Que tal aprofundar seus conhecimentos de Matemática para uma aula mais inspirada e talvez até desenvolver seu próprio projeto? Confira as dicas da professora Jussara Schmitz

Precisando de inspirção para dar uma boa aula de Matemática ou até criar seu próprio projeto com os alunos? Então confira abaixo seis indicações de livros da professora Jussara Schmitz.

Capa do livro A Criança e o Número, de Constance Kamii, indicação da professora Jussara Schmitz, do projeto Costurando a Matemática

1. A Criança e o Número
Constance Kamii
Editora Papirus
Esse livro, voltado para a educação de crianças de 4 a 6 anos, entrou na lista porque, segundo Jussara, a proposta da autora é “responder a dúvidas referentes à aplicação da pesquisa e da teoria de Piaget no ensino do número”.

Capa do livro Viver e aprender Matemática de Iracema Mori2. Viver e Aprender Matemática: Manual do professor
Iracema Mori
Editora Saraiva
“A coleção Viver e Aprender oferece opções inteligentes, prazerosas e criativas, tanto para o professor quanto para o aluno”, explica Jussara. De acordo com a professora este livro promove o aprendizado valorizando a vivência e o conhecimento que o aluno já traz para a escola, algo que foi muito útil para a elaboração do projeto.

Capa do livro A Conquista da Matemática: Alfabetização Matemática, de José Ruy Giovanni Júnior, indicado pela professora Jussara Schmitz do projeto Costurando a Matemática3. A Conquista da Matemática: Alfabetização matemática
José Ruy Giovanni Júnior
FTD Didáticos
Esse livro já ajuda o professor no planejamento e preparo das aulas. Para a professora, vale a pena consultar essa obra, pois ela apresenta “sequências didáticas e recursos como brincadeiras e jogos que despertam o raciocínio lógico dos alunos”.

Capa do livro Ápis Matemática, de Luiz Roberto Dante, indicado pela professora Jussara Schmitz, do projeto Costurando a Matemática4. Ápis Matemática, 4º ano: Ensino Fundamental, anos iniciais
Luiz Roberto Dante
Editora Ática

Jussara colocou a obra de Luiz Roberto Dante na lista, ela é baseada “no ensino espiral, segundo o qual um conceito é retomado várias vezes e vai sendo ampliado e aprofundado no mesmo volume ou nos subsequentes. Em geral, os conceitos são desencadeados a partir de uma situação-problema. Além disso, as atividades, como os boxes e as várias seções, visam estimular a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas”.

Capa do livro Metologias Ativas para uma Educação Inovadora, de Lilian Bacich e José Moran, indicado pela professora Jussara Schmitz, do projeto Costurando a Matemática5. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora
Lilian Bacich e José Moran
Editora Penso Artmed

“O livro apresenta práticas pedagógicas, na Educação Básica e na Superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes. Lilian Bacich e José Moran reúnem aqui capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na Educação de forma inovadora”, explica Jussara.

Capa do livro A Matemática na Escola: Aqui e Agora, de Delia Lerner de Zunino, indicado por Jussara Schmitz, do projeto Costurando a Matemática6. A Matemática na Escola: Aqui e agora
Delia Lerner de Zunino
Editora Artmed

A professora colocou este na lista, porque “a proposta da autora consiste não só em resolver situações-problema diversas, mas também elaborar estratégias e compará-las com as outras, formular enunciados e antecipar resultados, levando-se em conta que as crianças são seres pensantes”.