Para usar com os alunos

Baixe um modelo de registro da sondagem

Material permite que o professor tenha um panorama geral da sala e acompanhe o processo de alfabetização de cada aluno

O mapa de classe permite ter panorama geral da turma e do desenvolvimento de cada aluno. Crédito: Caronte Design.

Para acompanhar o processo de alfabetização, uma das estratégias é registrar os resultados da sondagem em um mapa da classe. Esse mapa é uma tabela na qual o professor preenche a primeira coluna com o nome de cada aluno e escolhe uma cor para representar cada uma das hipóteses de escrita (algumas escolas definem um padrão a ser utilizado por todos os professores - o que pode ser útil para trocar informações com a equipe). Após cada sondagem, o educador identifica qual a hipótese predominante de cada criança - considerando que ela pode apresentar características de mais de uma hipótese - e vai pintando as colunas seguintes conforme a legenda. Dessa forma, ao olhar o mapa, ele consegue perceber a evolução individual e da turma.

Como complemento ao mapa, é importante manter um caderno com registros mais detalhados de cada aluno. Ah, e vale ressaltar: que a observação deve ser atenta e constante durante todo o ano, não apenas durante a sondagem.

Para ajudar nesse registro, NOVA ESCOLA oferece uma tabela prontinha para você imprimir e preencher. O material foi produzido a partir do modelo adotado pelo Programa Ler e Escrever, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, e contou com a supervisão de Carla Tocchet, professora de pós-graduação em Alfabetização do Instituto Vera Cruz.

Juntamente com a tabela, você também encontra instruções de utilização e um quadro com descrição detalhada sobre cada hipótese de escrita, segundo a classificação feita a partir das obras de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.

Você pode baixar a tabela clicando no botão abaixo e utilizá-la em qualquer sondagem:

BAIXE O MAPA