Para saber ainda mais

5 planos de aula para aplicar depois da sondagem

Veja a lista de sugestões para inspirar você a planejar as próximas atividades a partir das informações dos níveis de escrita da sua turma,

Sabendo os níveis de escrita dos seus alunos é importante, ao planejar uma atividade, os desafios que crianças em certas hipóteses de escrita podem encontrar. Crédito: Caronte Design

Após realizar a sondagem, em especial no 1º ano, é comum se deparar com  uma turma com hipóteses de escrita muito diversas. É grande o desafio de pensar em atividades que engajem desde os alunos pré-silábicos até os silábicos com valor sonoro. Não é interessante dar algo muito difícil para os alunos no início do processo de alfabetização, nem uma proposta muito fácil para quem está mais avançado. Para inspirar você a pensar nos próximos passos após a sondagem, reunimos cinco planos de aula para turmas de 1º ano, produzidos pelas professoras Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho, Cláudia Novais Lima e Michele Rabelo, do Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Vale destacar que no item Dificuldades Antecipadas de todos os planos de aula selecionados, você encontrará um comentário a respeito dos desafios que crianças em certas hipóteses de escrita podem encontrar. Por isso, é importante atentar-se a essas informações, pensar na realidade da sua turma e se antecipar às dificuldades que podem aparecer.

Sílabas e mais sílabas… Tantas palavras
Professora-autora: Michele Rabelo
Com cantigas de roda, as crianças desvendarão um mistério: encontrar as sílabas. Este plano de aula propõe que os alunos investiguem as sílabas a partir dos sons, relacionem elementos sonoros das palavras com a representação escrita e identifiquem semelhanças e diferenças entre os sons das sílabas.

Leitura e escrita de nomes próprios
Professora-autora: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho
Para aproximar os alunos do alfabeto e ajudá-los a identificar as relações entre letra e som, uma ótima estratégia é preparar uma aula sobre leitura e escrita de nomes próprios. Para finalizar a proposta, as crianças devem refletir sobre as semelhanças e diferenças entre os nomes da turma e organizar a lista em ordem alfabética. Vamos lá?

Crédito: Caronte Design

Bingo das sílabas
Professora-autora: Cláudia Novais Lima
Vela, sapo, tatu, tomate... BINGO! Que tal estudar as sílabas iniciais com um jogo? Além de divertida, a atividade permite às crianças explorarem e identificarem os sons das palavras e completarem palavras com sílabas (iniciais, mediais e finais) faltantes.

Escrita espontânea
Professora-autora: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho
Na Turma da Mônica, qual é o nome do personagem que não gosta de tomar banho? E aquela que adora comer? O universo criado de Mauricio de Sousa é familiar para as crianças. Aproveite essa proximidade para propor que as crianças façam uma lista com os nomes das personagens e se engajem na aprendizagem.

Leitura de palavras com jogo da memória
Professora-autora: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho
Além de uma lista, em dupla as crianças podem treinar a leitura com um jogo de memória que relacione o desenho dos personagens da Turma da Mônica com a escrita. Veja as orientações para o desenvolvimento da atividade e orientações para montar as equipes produtivas.