Para usar com seus alunos

Passo a passo: comece na teoria e termine na folia

Na sugestão de atividade proposta pela professora Karina Steluti, as crianças têm a chance de pensar sobre o carnaval nos lugares onde vivem e experimentar a festa

Ilustração: Ana Matsusaki/NOVA ESCOLA

Estudar o carnaval em escala local, regional e nacional tem como objetivo levar os alunos a conhecer diferentes manifestações culturais que representam a festa, e como elas se relacionam aos seus lugares de vivência.

Pensando nisso, Karina Steluti, professora de geografia da EM Cyrino Vaz de Lima, em São José do Rio Preto (SP), e integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, desenvolveu uma atividade em que os alunos não apenas conhecem, mas brincam o carnaval.

Indicado para: turmas do 4º ano

Habilidade da Base: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

Espaço: Organize as carteiras em pequenos agrupamentos e, no segundo momento da aula, em um grande círculo

Materiais: Imagens e vídeos projetados em slides, fotografias impressas, caixa de som, músicas, papel sulfite, canetas coloridas

1. Pergunte o que as crianças conhecem sobre Carnaval: esse é um bom modo de fazer uma sondagem e introduzir o tema. Procure saber se elas já participaram de alguma festa carnavalesca, se assistem aos desfiles pela televisão e se seus familiares estão envolvidos com o carnaval de alguma forma.

2. Exiba imagens de diferentes manifestações carnavalescas. Ao projetar fotografias e vídeos em slide ou levá-las impressas, mostre o modo como o Carnaval é festejado em diferentes regiões brasileiras tendo como base as características de sua população e os aspectos físicos do local. Leve também um mapa do Brasil e peça que os alunos relacionem as imagens às diferentes regiões geográficas e estados.

Para facilitar o seu trabalho, preparamos um arquivo em PDF com algumas fotos que você pode utilizar na sala. Clique no botão abaixo e faça o download:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF

Como a proposta é que os alunos descubram com o professor qual festa é retratada em cada foto, você não encontrará legendas nos slides. Aqui vai a legenda, para sua consulta:

1ª foto: carnaval de Olinda (PE)

2ª foto: carnaval de Manaus (AM)

3ª foto: cena que ilustra os desfiles das escolas de samba típicos do carnaval de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ)

4ª foto: carnaval de Olinda (PE)

3. Converse com a turma sobre o carnaval local: pergunte como é a forma de dançar, quais são as músicas e as roupas usadas na festa realizada no lugar de vivência das crianças (que pode ser a cidade, o bairro, a rua de casa). Distribua folhas sulfite e canetas coloridas e peça para que cada grupo escreva uma frase que represente o carnaval do lugar onde mora.

4. Coloque as frases em destaque: cole os papéis na lousa e chame a atenção das crianças para as diferentes formas de percepção sobre uma mesma manifestação cultural.

5. Solte o som: escute com a turma uma música que represente o carnaval local ou peça que os alunos escolham a de outra região com a qual tenham se identificado. Organize a sala de modo a sobrar espaço para que as crianças vivenciem (cantem, dancem, representem) o Carnaval enquanto uma manifestação cultural.

6. Amplie a discussão: caso haja mais tempo para realizar esse estudo, explique o histórico da festa, modificações que ocorreram em diferentes partes do país, relações com o turismo e com a imagem do Brasil perante outros países.