Para usar com os alunos

Sugestão de atividade sobre imunidade

Além de entender o que fazer na prática contra os vírus, os alunos podem aprender como funciona esse “exército” no organismo

Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Você já pensou em falar para a turma sobre os mecanismos de defesa do organismo, usando um desenho animado? Ensinar Ciências pode ser simples e colabora para instigar ainda mais a curiosidade dos alunos.

O conteúdo também é uma oportunidade para o desenvolvimento de uma das competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o pensamento científico.

Que tal aproveitar o tema que está em alta e desdobrá-lo em assuntos relacionados? A partir do plano de aula elaborado pela professora Maria Cristina Muñoz, do Time de Autores de NOVA ESCOLA, criamos um passo a passo para abordar o tema imunidade com os seus alunos.

Confira abaixo:

Indicado para: turmas do 4º ano e 5º ano
Material: folha sulfite, canetas

PASSO A PASSO

1. Comece perguntando se alguém já ficou gripado. Sondem sobre o que sabem sobre a doença. Quais os sintomas, como as pessoas são contaminadas e o que é possível fazer para melhorar. Também pergunte sobre a catapora e se eles eles sabem que os que já tiveram a doença não podem pegá-la de novo. Se sua aula for a distância, faça essa contextualização e o direcionamento para a atividade por vídeo e envie pelo WhatsApp.

2. Compartilhe um desenho animado. A Associação Brasileira de Imunodeficiência produziu um desenho animado sobre as “batalhas” que acontecem dentro do organismo para este se defender de um vírus. Para visualizar, assista aqui e compartilhe com seus alunos no grupo de WhatsApp.

3. Aprofunde o assunto. Disponibilize para seus alunos o mapa conceitual do sistema imunológico (baixe no botão abaixo) com termos mais técnicos, mas que são importantes de ser conhecidos pela turma.

BAIXE MAPA CONCEITUAL

4. Mão na massa. Que tal propor aos alunos a construção de uma esquete sobre o tema? Eles devem pensar no roteiro, cenário, figurino e a gravação. Você ainda pode propor a produção de um grito de guerra também. Nessa atividade, o estudante consegue envolver a família, caso suas aulas estejam suspensas.

5. Compartilhe. Utilize o grupo do WhatsApp para pedir aos alunos que compartilhem suas produções. Esse é um momento importante de interação, principalmente neste período de isolamento, onde as crianças não têm contato com outras pessoas.

6. Sistematização. Faça um apanhado dos principais aprendizados e descobertas da turma, valorize boas ações que os alunos desenvolveram e resuma conceitos aprendidos, em parceria com os estudantes. Incentive que cada um faça um registro desses pontos principais no caderno.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!