Para saber ainda mais

Vírus: 7 materiais para se aprofundar

Confira lista de indicações de NOVA ESCOLA e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema

Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Conhecer e entender cada vez mais as situações do nosso dia a dia são importantes para o desenvolvimento do ser humano. Por isso, fazer um intensivão sobre vírus pode ser uma ótima oportunidade para levar o conteúdo para a sala de aula. NOVA ESCOLA selecionou sete materiais para você desvendar ainda mais o tema e se inspirar para trabalhá-lo com os alunos.

Lembre-se sempre de que estudar Ciências, em geral, requer muito cuidado com as fontes, pois há inúmeras fake news relacionadas a essa área do conhecimento. Confira nossa seleção:

Introdução à Virologia Humana, por Norma Suely de Oliveira (Editora Guanabara)
O livro traz as principais discussões sobre vírus e aborda suas estruturas, propriedades, nomenclatura e classificação. É considerado uma fonte relevante para quem atua na área. Que tal começar seu intensivão sobre os vírus por esse conteúdo?

Aventuras da Microbiologia, por Isaias Raw e Oswaldo Augusto Sant'Anna (Editora Hacker)
O livro apresenta as descobertas trazidas pela revolução científica sobre a microbiologia e contribui por meio de uma linha do tempo para a compreensão de temas importantes das Ciências.

Epidemias no Brasil: Uma abordagem biológica e social, por Rodolpho Telarolli Júnior (Editora Moderna)
A obra do médico sanitarista e professor Rodolpho Telarolli discute algumas epidemias enfrentadas pelo Brasil. O autor relaciona os problemas de saúde pela perspectiva da biologia e também das políticas públicas.

Podcast Viralizados da Fiocruz
Ouça aqui
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem uma produção de audiovisual muito rica em materiais. Um deles é o podcast Viralizados, lançado após a chegada do novo coronavírus. Fonte confiável e segura para buscar informações, também sobre saúde em geral.

ViralZone
Acesse aqui
Nesse site, é possível buscar sobre os milhares de tipos de vírus que existem no mundo, como são suas estruturas e informações técnicas em geral. Além disso, é uma ótima fonte para ver os desenhos deles.

Organização Pan-Americana da Saúde
Confira aqui
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) produziu uma folha informativa sobre o novo coronavírus. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo e pode ser uma das suas fontes de pesquisa.

Vídeo informativo da Opas
Assista aqui
A Opas produziu um vídeo com as principais informações do novo coronavírus. Com uma linguagem didática, com legenda e animação, é um ótimo conteúdo para entender como a Covid-19 surgiu e se disseminou.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!