Para usar com os alunos

Para baixar: Crie uma ficha de combinados com a turma sobre o uso do WhatsApp

Para não sobrecarregar professores e alunos, é importante deixar claros os limites e as possibilidades da conversa pelo aplicativo

Ilustração: Caronte Design/NOVA ESCOLA

Ninguém gosta de, de repente, ter centenas de mensagens não lidas no WhatsApp, muito menos quando elas tratam de temas pouco importantes e acabam deixando tópicos relevantes perdidos no meio delas. Para evitar situações desse tipo, é importante estabelecer combinados com os estudantes. Marcia Padilha, especialista em usos educativos de tecnologias, faz algumas recomendações: por meio de uma mensagem de áudio, vídeo ou videochamada, converse sobre o objetivo do grupo, como ele vai funcionar, o que é adequado postar, qual linguagem utilizar e os horários em que o professor estará disponível. “Sempre que necessário, retome esses acordos com as crianças”, diz. O modelo de ficha abaixo pode ajudar você a sistematizar essas informações de maneira clara e a sempre relembrá-las com a turma.

Em relação às dicas mais práticas, a especialista indica orientar as crianças a mandarem todo o conteúdo em uma mensagem única, para evitar um excesso de notificações. “E quando forem enviar um áudio, mandem antes uma frase sobre do que ele se trata. Isso facilita recuperá-lo depois”, sugere Marcia. 

Também é interessante, se possível, priorizar recursos de áudio e vídeo para interagir com as crianças que ainda não são alfabetizadas – assim, as famílias não precisarão ler muitas instruções. Além disso, vale explorar os diversos recursos (conheça alguns deles neste vídeo) para organizar melhor os trabalhos: é possível organizar mais de um grupo com a turma e definir qual será utilizado para o professor enviar as tarefas do dia e em qual será possível tirar dúvidas.

Independentemente da configuração, o importante é que os alunos tenham claro seu papel no grupo e saibam como encontrar as tarefas, para que tenham mais autonomia em relação aos adultos.

Para te ajudar, baixe no botão abaixo um modelo de documento para sistematizar as regras para o uso do aplicativo.

BAIXE MODELO


Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema