Para usar com os alunos

WhatsApp e BNCC: discutindo os meios de comunicação da era digital

A necessidade de trocar mensagens de texto pode ser um bom gancho para discussões sobre gêneros textuais e sobre a história de como nos comunicamos

Ilustração: Caronte Design/NOVA ESCOLA

Se hoje a internet e o WhatsApp permitem que as pessoas se comuniquem imediatamente umas com as outras, nem sempre foi assim. Para estudantes que já nasceram em um ambiente digital, pode ser importante compreender como outros meios de comunicação foram – e ainda são – utilizados para transmitir mensagens em diferentes contextos.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), diversas habilidades – de diversos anos do Ensino Fundamental – propõem trabalhos que podem usar o WhatsApp como base. Na área de Linguagens, por exemplo, o campo de atuação da vida cotidiana propõe a escrita de mensagens, bilhetes, e-mails e cartas, que são formas de comunicação alternativas ao WhatsApp. O desenvolvimento da oralidade também é um bom gancho para trabalhar a escuta e a produção de mensagens em áudio e vídeo, enviadas pelo WhatsApp. Já na área de Ciências Humanas, há habilidades em História e Geografia que propõem abordar a história dos meios de comunicação (veja o quadro no fim do conteúdo).

Listamos, abaixo, quatro estratégias que você pode utilizar para promover essa discussões com os estudantes.

1) Apresente meios desconhecidos dos alunos

Ofereça para as crianças imagens que representem a carta, o e-mail, salas de bate-papo online, orelhão, telefone fixo e um telefone móvel antigo. Explique que estes são alguns dos meios de comunicação que existiam antes do WhatsApp para conversar com familiares e amigos.

Em seguida, peça que eles tentem imaginar qual foi a ordem de criação desses formatos de comunicação, e que coloquem as imagens seguindo essa ordem. Para finalizar, mostre a ordem correta, explique como cada um deles funciona, e suas principais diferenças de uso.

2) Proponha conversas com os mais velhos

Nesta atividade, as crianças entrevistam a pessoa mais idosa da família sobre os meios de comunicação utilizados por ela durante a juventude.

Peça que os estudantes perguntem como funcionava esse meio, com quem gostavam de falar, se tinham em casa, e alguma história de que se lembram relacionado a ele. Por fim, as crianças podem elaborar um desenho da pessoa entrevistada usando esse meio de comunicação.

3) Exercitem o uso de meios diferentes

Sugira que as crianças escrevam uma carta para alguém. Se possível, que experimentem todo o processo de envelopar e colocar no correio. Depois, peça que escrevam um e-mail — para tanto, podem utilizar o dos pais, por exemplo. Experimentar as duas maneiras de se comunicar é uma maneira interessante para que elas percebam a forma e o tempo envolvidos em cada um dos processos.

Em ambos os casos, peça para as famílias orientarem os destinatários a responder a carta e o e-mail, se possível. Isso dará uma noção mais clara para as crianças sobre a diferença de tempo que se leva para obter uma resposta em cada um dos dois meios.

4) Explorem outras possibilidades, menos conhecidos

Para além dos meios de comunicação mais conhecidos, já existiram outros menos populares, mas que podem ser divertidos para as crianças descobrirem, como o uso dos pombos-correio, do sinal de fumaça e do código Morse. Este último oferece uma oportunidade interessante: usando uma lanterna, em um ambiente escuro, elas podem experimentá-lo.

Para tanto, ofereça uma tabela de correspondência entre o alfabeto e o código, e explique que os pontos correspondem a lampejos curtos e os traços a lampejos longos. Se possível, transforme em um jogo, pedindo que os estudantes gravem um vídeo e compartilhem com a turma, para que as demais crianças tentem adivinhar a palavra.

Como a história da comunicação aparece na BNCC?

Habilidade EF04HI08 - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais. (Veja planos de aula sobre aqui)

Habilidade EF02GE03 - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável (veja um plano de aula sobre ela aqui).

Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!