Espaço para estudar e compartilhar práticas
A professora Lidiane, de São Paulo, usa o aplicativo para trocar ideias com outros professores e promover o estudo sobre a prática docente
A professora Lidiane Loiola, da rede municipal de São Paulo, decidiu criar um grupo que promovesse, de fato, discussões e formações entre colegas sobre o trabalho em sala de aula. Leia, abaixo, o relato dela sobre essa iniciativa:
"Já participei de vários grupos de WhatsApp com professores, mas em muitos deles não havia tanta interação — alguns poucos falam, outros só visualizam. Por isso, decidi criar, no meio do ano passado, um canal que estimulasse a participação de todos. Abri o convite no Facebook para quem quisesse participar, e juntamos 45 educadores. Deixei claro, desde o começo, que era importante que só entrasse quem estivesse disposto a interagir.
Nesse grupo compartilhamos muitas ideias, cursos, materiais, dúvidas, práticas. As conversas fluem muito bem. É uma ferramenta importante para este momento novo, em que estamos nos preparando para organizar aulas a distância. Esses dias, por exemplo, uma pessoa que trabalha com formação de professores no Tocantins perguntou no grupo como os nossos estados e municípios estavam se mobilizando. Os membros do grupo encaminharam dicas de conteúdos e práticas que estavam usando ou que viram circulando pela internet.
A partir desse grupo, tive a ideia de montar um segundo, menor, focado em estudos específicos. Expliquei para o pessoal a proposta: escolher coletivamente um livro, ler um capítulo por semana e nos reunirmos virtualmente para debatê-lo, usando o aplicativo Jitsi Meet, já que o WhatsApp só permite fazer ligações entre quatro pessoas. Fiz o convite e 26 professoras se interessaram. Elas vêm de todos os cantos do país: São Paulo, Minas Gerais, Fortaleza, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul, e isso é muito rico, porque podemos conhecer realidades de outros territórios, de outros contextos, e estreitar laços com quem acredita na mesma concepção de educação.
Nesse grupo menor, as discussões são mais focadas no livro e dúvidas que surgem durante a leitura. Também serve para organizarmos as datas de nosso encontro virtual. Para aprofundar esses estudos, nós fazemos alguns exercícios também, sempre decidindo em conjunto o formato. Esta semana, por exemplo, temos de ler um capítulo do livro Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil e elencar palavras do texto que remetam à ideia de pedagogia transmissiva. Em seguida, relatamos algum momento de nossa experiência que se conecte a isso. Para compartilhar os resultados, utilizamos a plataforma Google Drive, que permite criar documentos e editá-los ao mesmo tempo. Assim que todas inserem seus exercícios, eles são compilados em um PDF, que serve como material de estudos para usar em horário de formação ou fichamento para outro trabalho.
Quando terminarmos essa primeira leitura, vamos voltar para o grupo grande e propor um novo estudo, de outra obra. E quem se interessar poderá se unir a nós."
Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)
Mais sobre esse tema