Atividade: Edgar Allan Poe e David Bowie na aula de Inglês
Aproveite a leitura de um conto do século 19 para abordar o tema ‘mudanças’ com os alunos em aulas a distância
Conectar um conto publicado em 1843 e uma música da década de 1970 ao atual momento de transformações no cotidiano mundial, provocado pela pandemia da Covid-19, pode gerar um fechamento interessante para plano de aula de língua inglesa, destinado a alunos do 9º ano. Isso porque as duas produções artísticas em Língua Inglesa analisadas pela atividade abordam o tema “mudanças”.
“Originalmente o plano não incluía esta possibilidade de desfecho, mas acho que pode ser adaptado, sim, para o novo cenário mundial”, afirma Renan da Silva Portolan, professor de Língua Estrangeira do Time de Autores NOVA ESCOLA e autor do plano baseado na leitura do conto “The Black Cat”, escrito pelo americano Edgar Allan Poe (1809-1849).
O passo a passo deste plano foi adaptado para atender o professor que irá aplicá-lo em aulas virtuais síncronas, com a presença do educador e dos alunos, ou em aulas assíncronas, ou seja, com a organização de materiais para disparos aos alunos, pelo Whatsapp, em grupo com todos da sala. Lembre-se, como sempre, de adaptar os conteúdos e sugestões para a sua realidade e a dos seus alunos. Acompanhe a seguir:
Indicado para: Turmas do 9º ano
Materiais: Acesso à internet e a plataformas de web aula (Zoom ou Microsoft Teams, por exemplo) ou a grupo de alunos no Whatsapp; lista de links de materiais de referências (indicados no Passo a passo, a seguir); e material para escrita (caderno, lápis e borracha).
BNCC: (EF09LI09) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos com ética e respeito; (EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.
PASSO A PASSO
1. Faça um aquecimento. Com a ajuda do WhatsApp ou outras plataformas, envie o material de aquecimento com antecedência (um dia antes, por exemplo) para preparar os alunos para o tema da aula: a imagem está disponível também na aba Context do Plano mais o verso da música “Changes” (1971), de David Bowie. (“Turn and face the strange”).
Caso queira, aplique o áudio na apresentação. Na sequência, questione os alunos e peça que escrevam respostas para as perguntas a seguir:
- What can you see in this picture?
- How can you relate the picture to the lyrics from David Bowie’s song?
- This song is called Changes. In your opinion, is it easy to change? Why (not)?
- What things in life may make a person change?
- Do you think animals can change a person? How?
Ponto de atenção: No caso de alunos com acesso restrito ao WhatsApp ou outros recursos online, o grupo já deverá despachar as respostas um dia antes da aula.
2.Conecte a música e literatura. No caso dos alunos presentes na web aula, retome no primeiro encontro a linha inicial da aula e recolha as impressões dos alunos sobre a imagem apresentada e a conexão com o verso da música de David Bowie. Explique a conexão do tema da música com o conto “The Black Cat”, de Edgar Allan Poe. Repasse também material com biografia do autor e sua colaboração para a literatura mundial. Caso deseje, proponha um horário limite para que todos mandem as mensagens ou participem - adapte o tempo de acordo com a sua realidade a de seus estudantes.
3. Organize a produção. Divida a turma em dois grupos, a sugestão é que essa organização seja de acordo com ordem alfabética dos estudantes. Reorganize e compartilhe o questionário input, com perguntas sobre trechos do conto. Um grupo ficará com as análises das partes A e C da obra, quanto o outro ficará com as partes B e D. Oriente que os alunos se encontrem virtualmente por meio de ligações de vídeo pelo Whatsapp para a produção conjunta das respostas. A atividade deverá ser entregue no dia seguinte ou até um horário limite determinado previamente.
Ponto de atenção: No caso de alunos com acesso restrito ao Whastapp, repasse material produzido para o grupo, em PDF, vídeo ou áudio. Ele deverá retomar a linha inicial da aula (verso de Bowie) e destrinchar as reflexões/respostas enviadas pelos alunos no dia anterior. No material deve constar análise da música com relação à obra de Poe e contextualização da importância do autor na literatura mundial.
Na sequência, recomende a tarefa em grupos. Indique a divisão de participantes. Reorganize e compartilhe o questionário input, e explique a divisão das partes (grupo 1 com as partes A-C e grupo 2, B-D). Oriente que os alunos se encontrem virtualmente para criação das respostas. A atividade deverá ser entregue no dia seguinte.
4. Debata as respostas. Para os alunos presentes na web aula, no dia marcado para a segunda aula, promova o debate com base nas respostas enviadas do questionário input. Estimule as impressões e/ou interpretações sobre a obra, socializando com os colegas a leitura que fizeram. Incite o grupo que ficou com as partes A e C da obra a imaginarem o que faria sentido haver nas partes B e D; e vice-e-versa com o outro grupo.
5. Promova a reflexão sobre o texto. Na sequência, envie o questionário output para que alunos reflitam sobre o texto a partir do ponto de vista do autor e quais elementos deveriam ser mudados para aproximar o texto à nossa cultura. Clique aqui para acessar algumas respostas possíveis. Esta atividade deverá ser entregue no dia seguinte. Repasse ainda a íntegra do conto para que alunos façam uma leitura completa da obra.
Ponto de atenção: Para aqueles estudantes com acesso restrito ao WhatsApp, escolha o formato do material de retorno (PDF, vídeo ou áudio) e destaque algumas das reflexões/respostas enviadas. Material já deve consolidar uma análise mais ampla e completa do conto. Para fechar, envie o questionário output. A atividade deverá ser entregue no dia seguinte.Repasse ainda a íntegra do conto para que alunos façam uma leitura completa da obra.
6. Destaque as impressões das respostas do questionário. Na aula dedicada ao fechamento da atividade, no caso dos alunos presentes na aula a distância, evidencie as impressões presentes nas respostas do questionário output: afinal, o que o gato representa? Estimule também que os alunos reflitam sobre o texto a partir do ponto de vista do autor e quais elementos deveriam ser mudados para aproximar o texto à nossa cultura. Para fechar, peça que todos respondam quais seriam os “black cats” atuais.
Ponto de atenção: Para os estudantes cujo acesso ao WhatsApp é restrito, use PDF, vídeo ou áudio para entregar material final com comentários sobre as respostas enviadas ao questionário output. Já que neste formato de comunicação a reflexão não pode ser feita em conjunto, seria interessante que o professor fizesse texto de fechamento em formato de pensata, escrita ou lida. Nele, estimularia os alunos a refletirem sobre a representação do gato no conto, sobre o ponto de vista do autor e sobre quais seriam os “black cats” atuais.
Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)
Mais sobre esse tema