Para usar com seus alunos

Atividade: roteiros para explorar contos populares

Sugestão relacionada à contação de histórias destaca componentes importantes da oralidade, como ritmo, cadência, entonação e timbres

Atividade sobre contos populares dirigida para turmas do 6º ano pode ser realizada a distância. Ilustração: Veridiana Scarpelli/Nova Escola 

Contos populares trazem muito da memória afetiva de uma comunidade. Neste momento de isolamento social, uma atividade envolvendo o resgate de histórias e que incentive a oralidade pode ser muito bem-vinda. 

Michele Batista da Silva, professora participante do Time de Autores NOVA ESCOLA, é autora de plano de aula focado neste tema e destinado a alunos do 6º ano. A pedidos, ela pensou em adaptações para que a atividade de produção de roteiros de contos pudesse ser aplicada em dois cenários: aulas virtuais síncronas, com a presença do educador e dos alunos, ou organização de materiais para disparos aos alunos, pelo Whatsapp, em grupo com todos da sala. Acompanhe a seguir:

Indicado para: Turmas do 6º ano
Materiais: Acesso à internet e a plataformas de web aula (Zoom ou Microsoft Teams, por exemplo) ou a grupo de alunos no Whatsapp; lista de links de materiais de referências (indicados no Passo a passo, a seguir); e material para escrita (caderno, lápis e borracha).
BNCC: (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

PASSO A PASSO 

1. Prepare-se e envie os materiais com antecedência. Para o grupo de alunos com acesso ao WhatsApp, plataformas e vídeos, dispare os materiais um dia antes do momento combinado para a primeira aula para que os estudantes possam desenvolver reflexões sobre o tema que será abordado no encontro. Esse material conterá um slide, salvo em PDF, com a inscrição: “Ler? Contar? Quais as diferenças?”  (Tal questionamento tem a intenção de estimular a curiosidade e reflexão dos alunos.)

O PDF está disponível também aqui. 

Junto ao questionamento, os alunos receberão também links de quatro Contos Populares como exemplos, para leitura em casa. 

O jabuti e a onça  

A raposa e a galinha presunçosa 

Por que o avestruz choca os ovos 

Contos de Adivinhação

Dica: Caso seus alunos não tenham acesso à internet em tempo integral, encaminhe os textos em PDF também. É possível “salvar” qualquer página da Internet no formato PDF usando o navegador Chrome no computador: use o comando CTRL+P no teclado (o mesmo utilizado para imprimir uma página) e escolha a opção “Salvar como PDF” em “Destino” e escolha em qual pasta deseja guardar o arquivo. 

2. Estimule o debate sobre contações de histórias. Caso você esteja trabalhando a distância com os alunos por meio de aulas online, espere todos estarem reunidos virtualmente no dia escolhido para o primeiro encontro. A seguir, retome o slide com a inscrição “Ler? Contar? Quais as diferenças?”. Estimule a interação pedindo que relembrem contações de histórias que tenham presenciado, por exemplo.

3. Apresente o vídeo e peça para listarem estratégias de contação. Mostre aos estudantes o vídeo “Dica de como contar histórias: Qual a diferença entre ler e contar histórias?”, disponível abaixo. Peça que prestem atenção às sugestões da contadora de histórias do vídeo, sobre estratégias de contação. Dê cerca de 8 minutos para que os alunos listem as estratégias indicadas pela contadora. Na sequência, estimule a participação de todos e liste as observações feitas complementando o material online, na mesma hora, ao olhar dos alunos. 

4. Divida a turma em grupos e distribua os contos. Organize grupos com quatro integrantes, pela ordem da lista de chamada, por exemplo. Peça que cada grupo escolha um dos contos lidos previamente.

5. Explique o que é um roteiro e dê exemplos. Peça a cada grupo que organize um roteiro do conto escolhido. Explique o conceito do roteiro: uma organização, por escrito, das estratégias de contação da história lida. Use um trecho do conto intitulado “O jabuti e a onça”, para mostrar como se faz um roteiro para uma contação de história, como neste exemplo

6. Promova encontros virtuais entre os estudantes. Oriente que os alunos se encontrem virtualmente por meio de ligações de vídeo pelo Whatsapp, por exemplo, para a produção conjunta do roteiro. O exercício deverá ser entregue ao professor após 3 ou 4 dias. Indique a data final.

7. Faça um fechamento do conteúdo. O último encontro virtual será dedicado a destacar as avaliações de cada roteiro previamente enviado. Indique os pontos positivos e os que necessitam de melhoria de cada roteiro, para todos os alunos presentes na aula-virtual.


No caso de alunos com acesso restrito ao WhatsApp: 

1. Contextualize o tema do vídeo. Assista ao vídeo intitulado Dica de como contar histórias: Qual a diferença entre ler e contar histórias? e prepare um material, salvando em formato PDF, contextualizando o tema do vídeo. Você pode fazer isso utilizando recursos como o Google Docs, por exemplo, escrevendo o seu texto normalmente e depois salvando no formato PDF. Inclua também neste material, as explicações sobre o conceito de um roteiro (de que é feito, como pode ser montado, elementos importantes, etc. Consulte no plano completo como apoio.

2. Envie o material e divida os grupos. Envie este material, via Whatsapp, com a proposta de atividade para criação de um roteiro. Indique já a divisão dos grupos com quatro alunos, pela ordem da lista de chamada. Eles deverão escolher um dos quatro contos de referência. 

3. Proponha encontros virtuais para os alunos. Repasse também este exemplo de conto roteirizado para contação de história. Oriente que os alunos se encontrem virtualmente por meio de ligações de vídeo pelo Whatsapp para a produção conjunta do roteiro. O exercício deverá ser entregue após 3 ou 4 dias. Indique a data final.

4. Compartilhe os materiais e indique pontos de melhoria. Dispare para o grupo da turma, o material preparado com todas as avaliações dos roteiros enviados pelos grupos. Indique os pontos positivos e os de melhoria. Este material pode ser montado em formato de apresentação (Word e comentários) ou com a combinação de slides (PPT) e áudios do professor, explicando ponto a ponto. Uma dica interessante é utilizar o aplicativo VRecorder. 



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