Para saber ainda mais

Lista: dicas de livros para jovens leitores

Gêneros de aventura e histórias reais podem ser ótimas companhias para a quarentena

Conheça sugestões de títulos para sugerir aos alunos do Ensino Fundamental 2. Ilustração: Veridiana Scarpelli/Nova Escola

Seja de que formato for - livro, tablet, celular-, o importante na quarentena é fisgar o interesse dos jovens leitores. Para isso, reunimos alguns títulos interessantes recomendados por educadores para alunos do 6° ao 9° anos sobre dois gêneros que atraem bastante a atenção nesta faixa etária: biografias/fatos históricos e aventura, que, na avaliação de Clemari Marques Ribeiro, professora de língua Portuguesa e formadora de professores.

Confira algumas indicações de títulos feito pela educadora, e que podem ser vistas, ouvidas ou lidas:

VEM QUE EU TE CONTO
Especial da NOVA ESCOLA traz seleção de poemas, contos, canções e outros gêneros que podem ser impressos ou vistos em vídeos com leitura guiada.

Pechadacrônica de Luis Fernando Verissimo

Escorrendo, conto de Antonio Prata

Papagaio Congelado, anedota de Ricardo Azevedo

Biografias/História

Eu sou Malala, de Malala Yousafzai, com colaboração de Christina Lamb. Companhia Das Letras (2013)
Livro traz história de luta de Malala pelo direito de educar em sua terra-natal, o Paquistão. Após enfrentar o Talibã e sofrer atentado que quase tirou sua vida, Malala ganhou a atenção do mundo na defesa para a educação como direito de todos.

O Diário de Zlata - A vida de uma menina na guerra, de Zlata Filipovic. Companhia Das Letras (1994)
A publicação do diário de Zlata revelou ao mundo parte dos horrores da guerra em Sarajevo, cidade em que morava aos 11 anos, quando a guerra começou na ex-Iugoslávia.

O Diário de Anne Frank, de Anne Frank. Record.
Publicado pela primeira vez em 1947, livro traz o relato de menina judia que viveu o terror do Holocausto. Existem adaptações do livro em quadrinhos também.

Aventura e Fantasia

Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan. Intrínseca (2005)
O autor americano criou série de aventura e fantasia que mistura a realidade atual com mitologia grega. É sucesso de vendas e de bilheteria, já que também teve histórias adaptadas para o cinema.

Série Aventuras Fantásticas, de Ian Livingstone e Steve Jackson. Marques Saraiva e Jambô Editora (1982)
Série criada por escritores ingleses reúne histórias de fantasia com elementos de RPG, divididos em vários volumes. Alguns dos títulos da série: O Feiticeiro da Montanha de Fogo, A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição.

Coleção Vaga-lume, de Vários Autores (1973)
Série de livros marcou gerações com histórias de suspense e mistério. Alguns dos títulos incluídos: O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida), O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida) e Sozinha no Mundo (Marcos Rey).

A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira. Coleção os Karas – Editora Moderna (1984)
Nesta história de suspense, cinco jovens precisam ajudar a desvendar crimes. Livro se tornou best seller e ganhou títulos com as sequências: Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana!.

As Aventuras de Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle (1892)
Coletânea reúne 12 contos clássicos com histórias de mistérios que exigiram a astúcia do detetive inglês, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro Watson. Já recebeu diversas reedições, com formatos variados – de livro de bolso a quadrinhos.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!