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Guia: Tai chi chuan em casa

De origem chinesa, a arte marcial favorece a concentração e o equilíbrio mental. Conheça uma sequência acessível para os alunos

Por Diogo Rodriguez

A prática do Tai chi chuan está prevista na BNCC de Educação Física. Foto: Marco Pinto/Nova Escola 

O Tai chi chuan é uma arte marcial de origem chinesa. Apesar dos elementos de luta em seus movimentos, ela é considerada uma prática meditativa, uma vez que a execução das posturas é feita de maneira lenta e consciente, usando a respiração como condução da prática. 

"A forma tradicional de praticar é uma sequência de movimentos que representam ataque, defesa ou o cultivo de energia", explica Jeanne Kuk, formada em Educação Física pela USP e especialista em Técnicas Corporais Chinesas.

A arte marcial chinesa, afirma, "tem como principal objetivo desenvolver a atenção e a concentração através de movimentos suaves, contínuos e lentos do corpo". Segundo Jeanne, a prática pode ajudar os alunos do Fundamental 2 a desenvolver a concentração. Em momento difícil como o que vivemos, com a pandemia de covid-19, a prática "traz um equilíbrio mental que assenta a serenidade", explica a educadora, que está oferecendo aulas gratuitas ao vivo, tanto no Instagram quanto no Facebook.

De acordo com Jeanne, o Tai chi pode auxiliar a diminuir a ansiedade e fortalecer a resiliência.

Por isso, ela sugere uma prática simples, com movimentos baseados nessa tradição chinesa. Trata-se de uma sequência acessível, focada na respiração e na concentração. Veja a seguir uma rotina de Tai chi que você pode executar em sua casa e sugerir aos alunos.

Confira também as orientações para a prática no documento disponível para download abaixo:

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